Pelo segundo mês consecutivo, o município de Reserva apresenta saldo positivo na geração de empregos: foram criados 20 novos postos de trabalho com carteira assinada em Março/2022, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado ontem (28) no final da tarde. Um total de 151 Admissões e 131 Desligamentos, uma Variação Relativa de 0,64%.
Nos três primeiros meses de 2022, houve 490 contratações e 442 demissões no município, portanto, no 1º Trimestre de 2.022, foram abertos 48 postos de emprego formais.
Comércio e Prestação de Serviços são destaque na criação de novos postos de trabalho
Os setores econômicos com os melhores desempenhos foram a Prestação de Serviços, que contratou 47 pessoas e desligou 24, gerando um saldo de 23 vagas de empregos, o setor de Comércio de Reserva ocupou a segunda posição, neste setor foram contratados 57 novos trabalhadores e desligados 43, o que gerou um saldo positivo de 14 novos postos de trabalho.
Agropecuária e Industria reservenses são os destaques negativos do mês de Março
Os dados do Caged mostram redução de 131 empregos formais, e os principais setores responsáveis pela retração do contingente de trabalhadores com carteira assinada no mês em análise foram a Agropecuária (-29 postos, ou -1,68%) e a indústria de transformação (-31 postos, ou -1,26%). Já no setor de Construção, houve uma igualdade, 4 contratações e 4 demissões.
Acumulado do ano e os 12 últimos meses
Ainda assim, no acumulado do ano, o emprego cresceu 1,55%, representando o acréscimo de 48 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses (Abr/21 a Mar/22), o aumento foi de 328 postos de trabalho, uma variação relativa de 11,63%
O saldo por grau de instrução, idade e gênero
Por grau de instrução, dos 20 postos de trabalho de saldo, a grande maioria foram ocupados por reservenses com o Ensino Médico Completo (8 vagas de saldo), seguido de Fundamental Incompleto (5 vagas), depois o Fundamental Completo e o Superior Completo, ambos com 3 postos de trabalho de saldo, já o ensino Médio Incompleto e o Superior Incompleto, tiveram 1 vaga de saldo. O saldo negativo ficou com o reservense sem escolaridade alguma (analfabeto), com 1 posto de trabalho a menos.
Por faixa etária, o que se viu foi a oportunidade de emprego disparar para os reservenses entre 30 e 39 anos, com um saldo de 13 postos de trabalho, seguido pela faixa etária de 25 a 29 anos, que teve um saldo de 9 postos. de 50 a 64 anos, o saldo foi de 7 postos, de 18 a 24 anos, saldo de 3 postos de trabalho e até 17 anos, apenas uma vaga de saldo. Já os trabalhadores na faixa etária de 65 anos ou mais, o saldo foi negativo em uma vaga.
A divisão por gênero tem uma leve vantagem das mulheres no preenchimento das vagas, 11 vagas de saldo, contra 9 vagas de saldo dos homens.
Os nossos vizinhos
Os municípios de Cândido de Abreu e Imbaú, segundo o relatório do Caged, registraram uma leve melhora, ainda assim, voltaram a apresentar deficit de vagas, conforme os números abaixo. O grande destaque negativo na região foi Ortigueira, que perdeu 147 postos de trabalho. Já Ipiranga, Tibagi e Telêmaco Borba, mais uma vez mostraram um resultados positivo na geração de emprego. Veja os números abaixo:
Cândido de Abreu:
Contratações: 30
Demissões: 34
Saldo: -4
Imbaú:
Contratações: 97
Demissões: 99
Saldo: -02
Ipiranga:
Contratações: 90
Demissões: 50
Saldo: 40
Tibagi:
Contratações: 184
Demissões: 99
Saldo: 85
Telêmaco Borba:
Contratações: 1.030
Demissões: 782
Saldo: 248
Ortigueira:
Contratações: 335
Demissões: 482
Saldo: -147
No Estado do Paraná
O Paraná fechou o primeiro trimestre do ano com a abertura de 56.225 vagas de emprego com carteira assinada. Quinto melhor resultado do País, o saldo do Paraná é superior à soma dos empregos gerados por todos os estados do Norte e do Nordeste no período. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, divulgado nesta quinta-feira (28).
Nos três primeiros meses de 2022, houve 473.178 contratações e 416.953 demissões no Estado. No mês de março, foram abertos 8.638 postos de emprego formais, que se somam às 28.273 vagas abertas em fevereiro e às 19.314 geradas em janeiro, com os ajustes do Caged.
No acumulado de 12 meses, entre abril de 2021 e março de 2022, 157.095 empregos formais foram criados no Paraná, quarto melhor resultado do Brasil e melhor do Sul.
O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, fez nesta segunda-feira (10) um balanço das ações…
A BR-277, principal ligação entre Curitiba e o Litoral do Paraná, ficará interditada em Paranaguá…
A Prefeitura de Reserva está mobilizando a população em uma campanha de solidariedade para auxiliar…
Uma mulher de 37 anos, identificada como Adriane Iavorski, morreu em um acidente grave registrado…
Um homem morreu após ser atropelado por um trem nas proximidades do campus da Universidade…
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou nesta segunda-feira (10) a…