Regional

Projeto em Telêmaco Borba, troca recicláveis por cadeiras de rodas

O Projeto Amigos para Servir, desenvolvido pela Sociedade São Vicente de Paulo, de Telêmaco Borba, arrecada cartelas vazias de medicamentos (blíster) e esponjas de lavar louças, separa, armazena e as troca junto a Assistência à Reabilitação e Bem-Estar de Convalescentes, de Maringá, por cadeiras de rodas e de banho. São necessários 1.000 quilos de cartelas vazias para a aquisição de uma cadeira de rodas ou duas cadeiras de banho. Existem 22 pontos de coleta espalhados pela cidade, entre igrejas, empresas, farmácias e unidades básicas de saúde.

O projeto, criado em novembro de 2021, quer ajudar pessoas com dificuldades de locomoção, sejam idosas ou com deficiência física/mental ou ainda com dificuldades de locomoções temporárias. Por outro lado, pensa também em colaborar com a redução de lixo no meio ambiente. “A cadeira de rodas é o primeiro passo para a melhoria de qualidade de vida e inclusão na sociedade. O uso dela está diretamente indicado para o auxílio de pessoas que possuem dificuldades ou que estejam impossibilitadas de se locomover. O projeto viabiliza a aquisição e possibilita a locomoção de idosos e doentes, por meio do empréstimo ou doação de cadeiras de rodas”, explica uma das coordenadoras Thayná Marcely Jorge, “preservando e mantendo o nosso planeta”, complementa, lembrando que a ação beneficia a população de Telêmaco Borba e região.

De acordo com Thayná, inicialmente o projeto foi apresentado em empresas públicas e privadas, com as quais foi montada a rede de coleta, e feita a divulgação. Após coletar os materiais, com o apoio de voluntários, é realizada a separação e seleção dos objetos, que são armazenados em um depósito até se obter a quantidade necessária para a troca pelos equipamentos. As embalagens e esponjas são enviadas à Assistência e Reabilitação e Bem-Estar de Convalescentes, entidade maringaense nascida em outubro de 2010, que, com a venda dos recicláveis, adquire vários equipamentos de reabilitação e os fornece a quem não tem condições de adquiri-los.

Entre os pontos de coleta estão a matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima; Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Cem Casas/bairro Nossa Senhora de Fátima; Capela Nossa Senhora Aparecida, no Socomim; Farmácias Moriá, Drogabel, Confiança, Farmanálise e farmácia central da prefeitura; Salão Damiana, Plastipel, além das unidades de saúde Cem Casas, Caic, BNH, Santa Rita, Marinha, Bela Vista, Alto das Oliveiras, Área 2, Área 6, Jardim Alegre, Socomim e Jardim Bandeirantes. “Uma vez por mês vamos recolher nos pontos de coleta. As pessoas colaboram muito e nos agradecem por termos criado o projeto. Temos já muito material arrecadado, mas não faço ideia de quanto”, conta a coordenadora. Cerca de 15 pessoas atuam como voluntárias no projeto, todas ligadas a Sociedade São Vicente de Paulo. Nelson Garcia da Mota também integra a coordenação geral.

Fonte – Diocese de Ponta Grossa

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Moradora da localidade do Vau, em Reserva, está desaparecida e família pede ajuda para localizá-la

Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…

6 horas ago

Fim de semana em Reserva terá calor, instabilidade e chance de chuva, diz Simepar

A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…

8 horas ago

A novela continua: DER/PR homologa pavimentação entre Imbaú e Reserva

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…

8 horas ago

Bunge voltará a produzir farinha de trigo Rosa Branca em Ponta Grossa

A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…

9 horas ago

Telêmaco Borba passa a contar com carreta de saúde da mulher para pacientes do SUS

Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…

9 horas ago

Departamento de Esportes de Reserva realiza peneira de futsal para a Copa AMCG 2026

O Departamento de Esporte de Reserva realizará, em fevereiro, uma peneira de futsal com o…

9 horas ago