Os dois dias de atletismo foram de colecionar medalhas para o Colégio Estadual Teófila Nassar Jangada, de Reserva. Entre as provas de corrida, arremesso de peso e salto em distância, os estudantes conquistaram 67 medalhas nos Jogos Escolares do Paraná, sendo 22 de ouro, 24 de prata e 21 de bronze. Apenas em três provas, o ouro ficou para as outras escolas inscritas. Todas as provas aconteceram na segunda e terça-feira (9 e 10), no Mini Centro Esportivo em Telêmaco Borba.
As vitórias são resultado do trabalho realizado pelo professor e treinador da equipe, Mauro Santos. Desde 2005, são desenvolvidas atividades na escola com foco no atletismo. Porém, o professor menciona que foi a partir de 2013 que o grupo começou a ter maior evolução. Com a oferta de hora-treinamento pelo Governo do Estado do Paraná, Mauro pode concentrar no desempenho dos atletas e, assim, logo apareceram os resultados da equipe. No último JEPS em Telêmaco, antes da pandemia, a equipe conseguiu a marca de 59 medalhas.
“Em 2014, a gente já ganhou o revezamento, foi campeão paranaense. Em 2015, a gente já teve um atleta campeão do salto em distância na fase final, foi representar o Paraná em Fortaleza no Brasileiro e ficou em quinto lugar. E nos anos seguintes, a gente sempre teve atletas disputando as fases do brasileiro”, comenta. Ele ainda conta que a equipe já ganhou duas medalhas em nível nacional. De acordo com o treinador, o objetivo para os estudantes nesse ano era superar o número de medalhas da última regional dos jogos. Meta cumprida pelo grupo.
O professor comenta que o projeto vai além de apenas treinar os alunos para as competições, mas uma forma de ensinar valores. “O esporte ensina esses valores. A disciplina, a sonhar, a perder e a ganhar. Com certeza, se a gente não formar um campeão olímpico, a gente forma pessoas que vão ser campeãs na vida”. É com orgulho que ele fala da satisfação de ver seus atletas competindo e tendo a oportunidade de representar em tantos campeonatos.
Para poder realizar um trabalho ainda melhor com seus atletas, Mauro começou fora da escola o projeto Superação, com o objetivo de captação financeira. Neste ano, pela primeira vez, o grupo conseguiu uma parceria com a empresa Klabin. Com os recursos cedidos pela empresa, o professor conseguiu melhorar a estrutura física de treinos, disponibilizar uniformes aos atletas e ainda dar um apoio financeiro para alguns alunos da equipe. Com essa verba, ele planeja ir ainda mais longe com o grupo.
Leonardo da Silva ganhou medalha de ouro na corrida 800 m rasos e de bronze na corrida 3000 m rasos. Quando ele começou a cursar o sexto ano no Teófila, o professor Mauro o convidou para treinar. O jovem de 16 anos gostou do treinamento e decidiu entrar na equipe. “Sempre tive vontade, assistia na televisão os caras correndo, sempre me inspirava isso”, afirma o aluno-atleta. Enquanto segura suas medalhas, Leonardo fala com animação sobre o projeto e a importância de poder participar. Com a vitória, ele se classifica para a fase macrorregional e deve brigar por mais um lugar no pódio.
Outra estudante, Rafaela Mendes, também começou a treinar no sexto ano. Apesar de um tempo afastada, ela relata que os treinos foram um ânimo para sua vida quando decidiu retornar. Em seu primeiro Jogos Escolares, a menina de 14 anos abre um sorriso que mostra a alegria de conseguir sua primeira medalha de ouro no salto em distância. “Eu sempre quis dar esse exemplo para a minha mãe no atletismo. Essa foi minha primeira competição, fico muito feliz que eu ganhei em primeiro lugar”, comemora.
A escola fica localizada no distrito de José Lacerda, cerca de 21 km do centro de Reserva. A equipe treina duas vezes por semana, com um dia extra para os atletas que querem melhorar o desempenho. São 51 atletas, com 41 competindo na fase regional dos Jogos Escolares. O colégio agora segue para a fase macrorregional que acontece no mês que vem.
Os Jogos Escolares do Paraná são uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Esportes e Superintendência Geral do Esporte com o apoio dos Núcleos Regionais de Educação e das prefeituras municipais.