Esportes

Uma marca para ficar na história, colégio de Reserva conquista 67 medalhas no atletismo dos JEPs

Os dois dias de atletismo foram de colecionar medalhas para o Colégio Estadual Teófila Nassar Jangada, de Reserva. Entre as provas de corrida, arremesso de peso e salto em distância, os estudantes conquistaram 67 medalhas nos Jogos Escolares do Paraná, sendo 22 de ouro, 24 de prata e 21 de bronze. Apenas em três provas, o ouro ficou para as outras escolas inscritas. Todas as provas aconteceram na segunda e terça-feira (9 e 10), no Mini Centro Esportivo em Telêmaco Borba.

As vitórias são resultado do trabalho realizado pelo professor e treinador da equipe, Mauro Santos. Desde 2005, são desenvolvidas atividades na escola com foco no atletismo. Porém, o professor menciona que foi a partir de 2013 que o grupo começou a ter maior evolução. Com a oferta de hora-treinamento pelo Governo do Estado do Paraná, Mauro pode concentrar no desempenho dos atletas e, assim, logo apareceram os resultados da equipe. No último JEPS em Telêmaco, antes da pandemia, a equipe conseguiu a marca de 59 medalhas.

“Em 2014, a gente já ganhou o revezamento, foi campeão paranaense. Em 2015, a gente já teve um atleta campeão do salto em distância na fase final, foi representar o Paraná em Fortaleza no Brasileiro e ficou em quinto lugar. E nos anos seguintes, a gente sempre teve atletas disputando as fases do brasileiro”, comenta. Ele ainda conta que a equipe já ganhou duas medalhas em nível nacional. De acordo com o treinador, o objetivo para os estudantes nesse ano era superar o número de medalhas da última regional dos jogos. Meta cumprida pelo grupo.

O professor comenta que o projeto vai além de apenas treinar os alunos para as competições, mas uma forma de ensinar valores. “O esporte ensina esses valores. A disciplina, a sonhar, a perder e a ganhar. Com certeza, se a gente não formar um campeão olímpico, a gente forma pessoas que vão ser campeãs na vida”. É com orgulho que ele fala da satisfação de ver seus atletas competindo e tendo a oportunidade de representar em tantos campeonatos.

Para poder realizar um trabalho ainda melhor com seus atletas, Mauro começou fora da escola o projeto Superação, com o objetivo de captação financeira. Neste ano, pela primeira vez, o grupo conseguiu uma parceria com a empresa Klabin. Com os recursos cedidos pela empresa, o professor conseguiu melhorar a estrutura física de treinos, disponibilizar uniformes aos atletas e ainda dar um apoio financeiro para alguns alunos da equipe. Com essa verba, ele planeja ir ainda mais longe com o grupo.

Leonardo da Silva ganhou medalha de ouro na corrida 800 m rasos e de bronze na corrida 3000 m rasos. Quando ele começou a cursar o sexto ano no Teófila, o professor Mauro o convidou para treinar. O jovem de 16 anos gostou do treinamento e decidiu entrar na equipe. “Sempre tive vontade, assistia na televisão os caras correndo, sempre me inspirava isso”, afirma o aluno-atleta. Enquanto segura suas medalhas, Leonardo fala com animação sobre o projeto e a importância de poder participar. Com a vitória, ele se classifica para a fase macrorregional e deve brigar por mais um lugar no pódio.

Outra estudante, Rafaela Mendes, também começou a treinar no sexto ano. Apesar de um tempo afastada, ela relata que os treinos foram um ânimo para sua vida quando decidiu retornar. Em seu primeiro Jogos Escolares, a menina de 14 anos abre um sorriso que mostra a alegria de conseguir sua primeira medalha de ouro no salto em distância. “Eu sempre quis dar esse exemplo para a minha mãe no atletismo. Essa foi minha primeira competição, fico muito feliz que eu ganhei em primeiro lugar”, comemora.

A escola fica localizada no distrito de José Lacerda, cerca de 21 km do centro de Reserva. A equipe treina duas vezes por semana, com um dia extra para os atletas que querem melhorar o desempenho. São 51 atletas, com 41 competindo na fase regional dos Jogos Escolares. O colégio agora segue para a fase macrorregional que acontece no mês que vem.

Os Jogos Escolares do Paraná são uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Esportes e Superintendência Geral do Esporte com o apoio dos Núcleos Regionais de Educação e das prefeituras municipais.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Acidente na BR-376 no Paraná deixa idoso em estado grave e causa interdição da rodovia

Um grave acidente foi registrado na tarde desta segunda-feira, por volta das 15h30, no km…

14 horas ago

Contran aprova resolução que acaba com a obrigatoriedade de autoescola para CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, nesta segunda-feira (1º), a resolução que muda o…

15 horas ago

Empresa de Reserva abre vaga para Auxiliar de Plataforma na recepção de leite

Uma empresa do Município está com oportunidade de emprego aberta para o cargo de Auxiliar…

16 horas ago

Patrulheiros da Sustentabilidade vão melhorar estradas rurais e conservar água e solo no Paraná

O Governo do Paraná lançou nesta segunda-feira (1º), no Teatro Guaíra, em Curitiba, o programa…

17 horas ago

Rede estadual do Paraná abre etapa final de matrículas para 2026

Com expectativa de atender cerca de 100 mil alunos, a Secretaria da Educação do Paraná…

17 horas ago

Agência do Trabalhador de Reserva anuncia vaga para auxiliar administrativo

A Agência do Trabalhador de Reserva divulgou a abertura de uma nova vaga de emprego…

19 horas ago