O Governo do Paraná anunciou a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o etanol. A medida foi divulgada nesta segunda-feira (18), mas vale desde o último dia 16 de julho. Com isso, a alíquota do imposto passará de 18% para 12% no estado.
A redução se adequa à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 123, promulgada na semana passada.
O governo estadual ainda não tem uma previsão da queda no valor nas bombas que a redução do ICMS representaria, mas disse que isso deve ser sentido de forma gradativa pelos paranaenses.
O ICMS é um imposto estadual, compõe o preço da maioria dos produtos vendidos no país e é responsável pela maior parte dos tributos arrecadados pelos estados.
O governo também não informou a estimativa de impacto da redução no orçamento.
Em 1º de julho, o Paraná há havia reduzido o ICMS sobre a gasolina e a energia elétrica para 18%, se adequando a uma lei federal. À época, o governo estimou em quase R$ 8 bilhões a queda de arrecadação para 2023.
Conforme a gestão estadual, o impacto será sentido principalmente nas áreas da saúde e educação, e também no repasse a municípios.
Fonte – Agência Estadual de Noticias
A Sanepar informou em nota oficial, por volta das 12 horas deste sábado, dia 08,…
As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste…
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e os serviços de saúde atenderam, até…
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou como um tornado a…
No começo da tarde desta sexta-feira, dia 07, por volta das 13h00, na altura do…
A 1ª edição do Catálogo de Produtos da região será lançada de 4 a 7…