Economia

Receita libera consulta ao terceiro lote de restituição do IRPF e crédito será depositado no dia 29 de julho

A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (22) a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022. Além dos contribuintes que entregaram a declaração até o dia 3 de maio, o lote contempla ainda restituições residuais de exercícios anteriores. 

O crédito bancário para 5.242.668 contribuintes será realizado no dia 29 de julho, totalizando RS 6,3 bilhões. Mais da metade desse valor será pago a quem têm prioridade legal, como pessoas com idade a partir de 60 anos; contribuintes com algum tipo de deficiência física ou mental ou moléstia grave; e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, em Consultar a Restituição.

Pagamento

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX.

Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

“A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas”, explicou a Receita Federal em nota.

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos; em seguida, em Meu Imposto de Renda; e, por fim, clicando em Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.

Calendário

Inicialmente prevista para terminar em 29 de abril, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física foi adiado para 31 de maio  para diminuir os efeitos da pandemia de covid-19 que pudessem prejudicar o envio, como atraso na obtenção de comprovantes. Apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.

Fonte – Agência Brasil de Notícias

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Sperafico Madeiras abre três vagas de emprego em Reserva

A empresa Sperafico Madeiras, localizada na Rua José Soltovski, 160, Bairro Maromba, em Reserva, está…

12 horas ago

Agência do Trabalhador de Reserva divulga novas vagas de emprego; confira

A Agência do Trabalhador de Reserva está com diversas oportunidades de emprego abertas em diferentes…

13 horas ago

TRT-PR alerta para golpe por e-mail usando nome da Justiça do Trabalho

O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) emitiu um alerta sobre um novo…

16 horas ago

Mulher capota carro e colide contra árvore na PR-160 em Imbaú

Uma mulher de 28 anos perdeu o controle de seu veículo e colidiu contra uma…

16 horas ago

Homem morre baleado após tentar atropelar policiais durante perseguição no Paraná

Um homem, de aproximadamente 35 anos, morreu após entrar em confronto com a Polícia Militar…

17 horas ago

PRF apreende armas de guerra e 20 kg de drogas escondidos em fundo falso de carro no Paraná

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu armas de uso restrito e drogas que estavam escondidas…

17 horas ago