Economia

Depois de dois meses em baixa, mês de julho aponta saldo positivo na geração de empregos em Reserva

Após dois meses de turbulência, apresentando registros negativos na geração de emprego (mais demissões do que contratações), o município de Reserva, começa a dar sinais de reaquecimento no mercado de trabalho. Diferente do cenário visto nos meses de maio e junho, o mês de julho fechou com índice positivo na geração de emprego formal, sendo o setor de comércio o principal responsável, e os números só não foram melhores pois o setor de Industria Madeireira e da Construção, decepcionaram.

Segundo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram criadas e preenchidas 28 vagas no mercado de trabalho (com carteira assinada). Esse número é a diferença entre as contratações e demissões do mês: 116 e 88, respectivamente.

No ano, esse foi o segundo melhor mês na geração de emprego. O mês de Fevereiro mantém o primeiro lugar com saldo de 35 vagas e em terceiro é o mês de Março (17).

Com o reaquecimento no mercado de trabalho, Reserva saiu do “vermelho” considerando o acumulado do ano de 2022 (Janeiro a Julho), que até o mês anterior era negativo. Já no acumulado dos últimos 12 meses (Ago/21 a Jul/22),  o saldo de geração de novos postos de trabalho é de 149 vagas, após 1.687 contratações e 1.538 demissões.

Análise setorial em julho

Dos cinco principais setores econômicos que integram os dados de Reserva, em julho, dois setores fecharam o mês com diferença negativa, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Setor da Industria (Industria Madeireira) e o Setor da Construção

As vagas positivas foram mais oportunizadas pelo Setor de Serviços, que fechou Julho com saldo de 15 postos de trabalho, após ter contratado 33 profissionais e ter 18 pessoas demitidas, a seguir veio o Setor do Comércio, que acumulou uma alta pelo 2º mês consecutivo, tendo um saldo de 13 postos, após a contratação de 48 pessoas e a demissão de 35. O setor de Agropecuária teve 18 admissões e 13 demissões, gerando um saldo de 05 novos postos de trabalho.

O Setor de Serviços puxou o bom desempenho geral do município, com a criação de 15 postos de trabalho (33 contratações e 18 demissões). Em seguida aparece Comércio, com 48 contratados e 35 demitidos, saldo positivo de 13 vagas.

O Setor da Industria (na grande maioria de transformação madeireira) lidera as baixas na carteira pelo segundo mês seguido. Em Julho, 03 postos de trabalho foram fechados, resultado de 13 admissões e 16 desligamentos.

Já o setor da Construção, teve 04 contratações e seis demissões, resultando em um saldo negativo de 2 postos de trabalho.

Veja os gráficos abaixo com as informações referentes ao município de Reserva, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged):

Saldo por atividade econômica no mês de Julho, tendo a Industria e o setor de Construção como destaques negativos.
A evolução do Saldo de Vagas, mês a mês, desde Janeiro/2020 até Julho/2022
Detalhamento por Atividade Econômica dos setores, com Admitidos, Desligados e Saldo

Os nossos vizinhos

O município de Ortigueira, segundo o relatório do Caged, foi o grande destaque positivo na região, Tibagi, depois de um saldo negativo preocupante no mês anterior, teve uma boa recuperação, Cândido de Abreu e Ipiranga, tiveram saldos positivos, mas de pequena expressão, já o município de Telêmaco Borba teve um resultado negativo preocupante, perdendo 170 postos de trabalho e Imbaú, com um saldo negativo de 16 postos de trabalho.

Veja os números abaixo:

Ortigueira:
Contratações: 512
Demissões: 310
Saldo: 202

Tibagi:
Contratações: 146
Demissões: 98
Saldo: 48

Cândido de Abreu:
Contratações: 37
Demissões: 31
Saldo: 06

Ipiranga:
Contratações: 65
Demissões: 61
Saldo: 04

Imbaú:
Contratações: 44
Demissões: 60
Saldo: – 16

Telêmaco Borba:
Contratações: 787
Demissões: 957
Saldo: – 170

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Moradora da localidade do Vau, em Reserva, está desaparecida e família pede ajuda para localizá-la

Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…

3 horas ago

Fim de semana em Reserva terá calor, instabilidade e chance de chuva, diz Simepar

A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…

5 horas ago

A novela continua: DER/PR homologa pavimentação entre Imbaú e Reserva

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…

5 horas ago

Bunge voltará a produzir farinha de trigo Rosa Branca em Ponta Grossa

A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…

6 horas ago

Telêmaco Borba passa a contar com carreta de saúde da mulher para pacientes do SUS

Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…

6 horas ago

Departamento de Esportes de Reserva realiza peneira de futsal para a Copa AMCG 2026

O Departamento de Esporte de Reserva realizará, em fevereiro, uma peneira de futsal com o…

6 horas ago