Atenta às formas de promover o desenvolvimento sustentável e a segurança nas comunidades em que atua, a Klabin, além de investir recursos em ações de prevenção e combate aos incêndios florestais em sua operação, acredita que é de extrema importância a promoção e conscientização das comunidades sobre como evitar ocorrências que podem gerar riscos, quando há baixa umidade e, consequentemente, vegetação seca.
A Companhia alerta para o perigo de jogar pontas de cigarro ou fósforos no chão, acender fogueiras ou manipular outras fontes de calor, como velas ou incenso próximo à vegetação. Outra prática preocupante é a soltura de balões e a queima de lixo como forma de limpeza de propriedades. Além disso, em caso de incêndio, a Klabin reforça que a orientação é de nunca tentar combater o fogo sozinho, pois realizar esse processo sem o treinamento adequado pode colocar a pessoa em perigo. A orientação é procurar um local seguro, avisar os vizinhos e acionar o Corpo de Bombeiros por meio do número 193.
A preocupação da empresa com incêndios florestais e suas consequências ambientais e sociais é tanta, que a Companhia faz parte da Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais 2022. Com o slogan “Uma Floresta Segura Depende de Todos Nós”, o objetivo é alertar a população sobre o uso correto do fogo – considerando certas culturas -, causas e perigos de incêndios florestais. Lançada em julho no IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater), a iniciativa foi idealizada e desenvolvida pela APRE (Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal) e conta, além da Klabin, com a participação de diversos órgãos e instituições do Estado do Paraná.
Além de práticas de conscientização, a Companhia investiu, ao todo, mais de R$ 5 milhões em ações como, a contratação de um helicóptero para alcançar rapidamente focos de incêndio e monitorá-los, além de realizar transportar e jogar água sobre o fogo. A Klabin possui, ainda, sete caminhões de bombeiros em cidades onde há pontos focais de atendimento, 15 caminhões-pipa distribuídos em pontos de atendimento de operação da empresa, quatro equipes multidisciplinares disponíveis diariamente para o combate de incêndios, mais de 650 colaboradores da área Florestal treinados para atuar nessas ocorrências e 18 câmeras de monitoramento de incêndios com capacidade de visualização 65 vezes maior que câmeras comuns, inclusive com visão noturna.
“Como uma empresa de base florestal que possui o desenvolvimento sustentável como norteador de seus negócios, a Klabin está sempre em busca de soluções que ajudem no combate e prevenção de incêndios florestais. Justamente por isso, a empresa acredita ser de extrema importância contribuir continuamente com iniciativas educacionais para a comunidade, como nesta campanha de conscientização, e buscar novas tecnologias em suas operações que ajudem no tema”, afirma Luís Saldanha, gerente de Silvicultura da Klabin.
Fonte – Assessoria de Comunicação da Klabin
A Sanepar informou em nota oficial, por volta das 12 horas deste sábado, dia 08,…
As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste…
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e os serviços de saúde atenderam, até…
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou como um tornado a…
No começo da tarde desta sexta-feira, dia 07, por volta das 13h00, na altura do…
A 1ª edição do Catálogo de Produtos da região será lançada de 4 a 7…