Saúde

Na região dos Campos Gerais, Ponta Grossa e Palmeira confirmam primeiros casos de varíola dos macacos

Ponta Grossa e Palmeira, dois municípios da região dos Campos Gerais, confirmaram o primeiro caso de varíola dos macacos em cada um dos municípios. Os números foram incluídos no boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) nesta quarta-feira (28).

Em Ponta Grossa, trata-se de um homem de 35 anos, com histórico de viagem. Não foi especificado pelo boletim as condições de saúde do paciente diagnosticado com a doença.

Já o caso no município de Palmeira, não houve divulgação de maiores informações. A Secretaria de Saúde de Palmeira apenas informou que foram notificados 03 casos suspeitos da Varíola dos Macacos, sendo que 02 foram descartados e 01 caso foi confirmado no município.

Com esses dois casos, o Estado do Paraná chegou a 215 confirmações da doença. Em Ponta Grossa, conforme a Sesa, outros três casos suspeitos permanecem em investigação.

Monkeypox no Paraná

Em todo o estado, a maior parte dos pacientes está na faixa etária entre 30 e 39 anos. Dos 215 casos confirmados, 204 foram em homens e 11 em mulheres.

Curitiba é a cidade com o maior número de casos: 154 no total.

Saiba mais sobre a doença

A Monkeypox ou “varíola dos macacos” como é popularmente conhecida, é uma doença viral, e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas.

A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo.

Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Município de Reserva tem nova denúncia de negligência médica

A morte de Leonir Castanha dos Santos, de 62 anos, morador da localidade da Barrinha,…

10 minutos ago

Entenda a diferença entre assédio e importunação sexual; Paraná já registra mais de 1.100 casos em 2026

O assédio sexual é o termo mais utilizado pelas pessoas em geral quando elas querem…

16 minutos ago

AMCG define nova coordenação de Esportes nos Campos Gerais

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) definiu, nesta semana, a nova coordenação da…

1 hora ago

Moradora da localidade do Vau, em Reserva, está desaparecida e família pede ajuda para localizá-la

Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…

18 horas ago

Fim de semana em Reserva terá calor, instabilidade e chance de chuva, diz Simepar

A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…

20 horas ago

A novela continua: DER/PR homologa pavimentação entre Imbaú e Reserva

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…

20 horas ago