Economia

Venda de carne moída tem novas regras em todo o país e valem a partir de hoje

Começam a valer hoje (1º) novas normas definindo identidade e qualidade para a venda de carne moída. Entre as medidas, que deverão ser implementadas pelos estabelecimentos no prazo de um ano, figura a que determina que o produto seja embalado imediatamente após a moagem em pacotes de até um quilo.

Além disso, não será permitida a obtenção de carne moída a partir de moagem de carnes oriundas da raspagem de ossos ou obtidas de quaisquer outros processos de separação mecânica dos ossos.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a decisão vale para estabelecimentos e indústrias que produzem carne moída, e não se aplica a supermercados e açougues que vendem direto ao consumidor.

As mudanças têm, entre seus objetivos, o de modernizar processos produtivos e procedimentos industriais. O novo regulamento visa garantir a segurança dos produtos, além de dar mais transparência aos consumidores.

“É ingrediente obrigatório na fabricação de carne moída a carne obtida das massas musculares esqueléticas. Já a porcentagem máxima de gordura do produto deverá ser informada no painel principal, próximo à denominação de venda”, explicou o ministério.

Resfriamento

A mesma portaria estabelece que a matéria-prima para fabricação do produto deve ser “exclusivamente carne”, submetida a processamento prévio de resfriamento ou congelamento. São proibidas a utilização de carne industrial para a fabricação de carne moída e a obtenção de carne moída a partir de moagem de miúdos.

A carne moída resfriada deverá ser mantida entre 0ºC e 4ºC. Já a temperatura máxima da carne moída congelada é de -12ºC.

Além disso, o produto não poderá sair do equipamento de moagem com temperatura acima de 7ºC, devendo, na sequência, ser imediatamente submetido a resfriamento ou congelamento rápido.

Fonte – Agência Brasil de Notícias

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Polícia Civil prende sete suspeitos que mataram motorista de ônibus por engano em Ponta Grossa

A Polícia Civil do Paraná prendeu, nesta terça-feira (2), sete pessoas suspeitas de envolvimento no…

34 minutos ago

Reciclagem do Vamos Ler e Tetra Pak é destaque em Reserva

O quinto ano D da Escola Rural Municipal Artur Antunes Ribeiro, em Reserva, da professora…

1 hora ago

Estado apresenta uso de IA para mapear e prevenir novas agressões contra mulheres

A Secretaria Estadual da Segurança Pública (Sesp) está desenvolvendo uma ferramenta tecnológica inédita no País…

2 horas ago

Colisão envolvendo seis veículos na BR-277 deixa uma pessoa morta e outra gravemente ferida

Na noite desta segunda-feira (1º), por volta das 21h, um grave acidente do tipo colisão…

3 horas ago

Detran-PR alerta sobre golpes envolvendo o programa CNH Social

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) emitiu um alerta à população sobre a atuação…

3 horas ago

PRF apreende mais de três toneladas de maconha escondidas em carga de arroz no Paraná

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma grande apreensão de drogas na tarde desta segunda-feira…

3 horas ago