Polícia

Polícia Civil do Paraná, em colaboração com a Prefeitura de Reserva, realizou curso de Pré-Hospitalar Tático

A Secretaria de Educação liberou o espaço da Escola Coronel Rogério Borba para o curso gratuito de  Pré-Hospitalar Tático (APH) de Combate oferecido por membros da  Polícia Civil do Paraná (PCPR). O evento no último final de semana  reuniu    guardas de Reserva, Tibagi, Ortigueira e servidores das pastas de Educação e Saúde do nosso município.

‘’Buscamos e queremos que  nossos servidores tenham cursos que aperfeiçoam  no resultado final, que é um bom atendimento ao morador reservense.  Essas técnicas precisam ser compartilhadas e podem ser decisivas em uma situação de risco’’, disse o prefeito Lucas Machado.

Quem conduziu as palestras foi   o investigador Edson Moreira Júnior, pós-graduado  na área e com auxílio do também investigador, Ademir Brasil Filho, graduado em protocolos de salvamentos conhecidos no jargão técnico MARC1.

‘’O curso visa os primeiros-socorros por traumas de combate, por armas de fogo ou explosões, mas não exclui acidentes domésticos ou automobilísticos, já que certos traumas podem ser da mesma gravidade. Por exemplo, a contenção de hemorragias arteriais em membros e tronco, obstrução de vias aéreas, eventuais hemotórax [hemorragias internas que podem causar o colapso dos pulmões e levar as vítimas à asfixia pois o sangue pode pressionar os pulmões] ou o Pneumotórax [entrada de ar que também pode preencher a cavidade torácica, igualmente pressionando os pulmões e causando colapso respiratório ou mesmo pressionando o coração fazendo-o parar] Por isso, sendo de importante aprendizado por servidores da educação, pois é um conhecimento que salva vidas’’, explicou  Ademir Brasil Filho.

A Polícia Civil do Paraná é pioneira em trazer esses métodos importadas do exterior, principalmente do FBI e Exército dos EUA, sendo o policial e médico Sérgio Maniglia, conhecido como ‘Doc Maniglia, iniciou os treinamentos no APH. 

APH de Combate

Como é sabido, o maior laboratório para o desenvolvimento de traumas graves, decorrentes de armas de fogo, são os campos de batalha, durante as guerras. Nesse contexto, desde a Guerra do Vietnã os protocolos de atendimento de vítimas de ferimentos de armas de fogo, têm evoluído, especialmente durante as recentes guerras do Iraque e Afeganistão. Nos anos 80, o Brasil expandiu o conceito de atendimento pré-hospitalar com apoio de agentes de segurança.

Fonte – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Reserva

 

 

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

ONG alerta para crescimento do trabalho infantil entre crianças de 5 a 9 anos

O aumento do trabalho infantil entre crianças de 5 a 9 anos, na passagem de…

33 segundos ago

Reserva mantém 10 casos confirmados de dengue no ano; nenhum novo registro desde julho

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou os dados mais recentes relacionados à dengue e chikungunya.…

20 minutos ago

Economia do Paraná cresce mais que a de países da Europa no 1º semestre

O Paraná registrou um crescimento de 3,8% no Produto Interno Bruto (PIB) no 1º semestre…

50 minutos ago

PRF intercepta carga com mais de 400 kg de maconha no Paraná

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 413 quilos de maconha na madrugada desta quarta-feira (24),…

1 hora ago

Polícia prende homem por tráfico de drogas e apreende 3 quilos de haxixe em Ponta Grossa

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em ação conjunta com a Guarda Civil Municipal (GCM),…

1 hora ago

Receita libera consulta ao 5º lote do Imposto de Renda 2025 no Paraná

A partir das 10h desta terça-feira (23), os contribuintes já podem consultar se estão contemplados…

2 horas ago