Polícia

Polícia Civil do Paraná, em colaboração com a Prefeitura de Reserva, realizou curso de Pré-Hospitalar Tático

A Secretaria de Educação liberou o espaço da Escola Coronel Rogério Borba para o curso gratuito de  Pré-Hospitalar Tático (APH) de Combate oferecido por membros da  Polícia Civil do Paraná (PCPR). O evento no último final de semana  reuniu    guardas de Reserva, Tibagi, Ortigueira e servidores das pastas de Educação e Saúde do nosso município.

‘’Buscamos e queremos que  nossos servidores tenham cursos que aperfeiçoam  no resultado final, que é um bom atendimento ao morador reservense.  Essas técnicas precisam ser compartilhadas e podem ser decisivas em uma situação de risco’’, disse o prefeito Lucas Machado.

Quem conduziu as palestras foi   o investigador Edson Moreira Júnior, pós-graduado  na área e com auxílio do também investigador, Ademir Brasil Filho, graduado em protocolos de salvamentos conhecidos no jargão técnico MARC1.

‘’O curso visa os primeiros-socorros por traumas de combate, por armas de fogo ou explosões, mas não exclui acidentes domésticos ou automobilísticos, já que certos traumas podem ser da mesma gravidade. Por exemplo, a contenção de hemorragias arteriais em membros e tronco, obstrução de vias aéreas, eventuais hemotórax [hemorragias internas que podem causar o colapso dos pulmões e levar as vítimas à asfixia pois o sangue pode pressionar os pulmões] ou o Pneumotórax [entrada de ar que também pode preencher a cavidade torácica, igualmente pressionando os pulmões e causando colapso respiratório ou mesmo pressionando o coração fazendo-o parar] Por isso, sendo de importante aprendizado por servidores da educação, pois é um conhecimento que salva vidas’’, explicou  Ademir Brasil Filho.

A Polícia Civil do Paraná é pioneira em trazer esses métodos importadas do exterior, principalmente do FBI e Exército dos EUA, sendo o policial e médico Sérgio Maniglia, conhecido como ‘Doc Maniglia, iniciou os treinamentos no APH. 

APH de Combate

Como é sabido, o maior laboratório para o desenvolvimento de traumas graves, decorrentes de armas de fogo, são os campos de batalha, durante as guerras. Nesse contexto, desde a Guerra do Vietnã os protocolos de atendimento de vítimas de ferimentos de armas de fogo, têm evoluído, especialmente durante as recentes guerras do Iraque e Afeganistão. Nos anos 80, o Brasil expandiu o conceito de atendimento pré-hospitalar com apoio de agentes de segurança.

Fonte – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Reserva

 

 

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Acidente na BR-376 no Paraná deixa idoso em estado grave e causa interdição da rodovia

Um grave acidente foi registrado na tarde desta segunda-feira, por volta das 15h30, no km…

12 horas ago

Contran aprova resolução que acaba com a obrigatoriedade de autoescola para CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, nesta segunda-feira (1º), a resolução que muda o…

12 horas ago

Empresa de Reserva abre vaga para Auxiliar de Plataforma na recepção de leite

Uma empresa do Município está com oportunidade de emprego aberta para o cargo de Auxiliar…

13 horas ago

Patrulheiros da Sustentabilidade vão melhorar estradas rurais e conservar água e solo no Paraná

O Governo do Paraná lançou nesta segunda-feira (1º), no Teatro Guaíra, em Curitiba, o programa…

14 horas ago

Rede estadual do Paraná abre etapa final de matrículas para 2026

Com expectativa de atender cerca de 100 mil alunos, a Secretaria da Educação do Paraná…

15 horas ago

Agência do Trabalhador de Reserva anuncia vaga para auxiliar administrativo

A Agência do Trabalhador de Reserva divulgou a abertura de uma nova vaga de emprego…

17 horas ago