A Prefeitura de Reserva publicou na última segunda-feira (23) o Chamamento Público nº 0001/2023 sobre o apoio financeiro ao universitário reservense que estuda graduação presencial em outro município e utiliza de transporte de empresas locais. As inscrições começam na próxima segunda-feira (30) pela manhã na Secretaria de Educação [mapa no final da página] e terminam em 10 de fevereiro. O atendimento será somente nos dias úteis, das 8h às 11h30 nesse período.
‘’Nos termos do parágrafo 2º do artigo 4º da Lei 954/2019, o valor mensal do auxílio transporte a que terão direito os estudantes regularmente inscritos, corresponderá à disponibilidade orçamentária anual total para execução do programa, dividida por 11 [11 meses, pois em janeiro não ocorre o transporte, sendo período de férias], dividido pelo número de alunos habilitados, multiplicado pelo fato de peso (P), que corresponde à distância de deslocamento em quilômetros da cidade de Reserva até a cidade de destino. O valor obtido corresponderá ao Coeficiente Básico do Auxílio, que será divulgado juntamente com o Edital Final de Alunos Inscritos’’, diz trecho do Edital.
O interessado deve trazer uma lista de cópias dos documentos a seguir, RG e CPF, matricula atualizada, endereço [pode ser do familiar dono da residência se necessário], contratos ou papéis equivalentes que comprovem a utilização de transporte e o curso superior reconhecido pelo MEC. A conta bancária não pode ser poupança. Após registrada a inscrição, um protocolo será gerado em duas vias, com as assinaturas do estudante e do servidor que recebeu.
Seleção
Depois desta etapa começa uma nova fase, as análises da documentação e o acompanhamento periódico pela comissão. O processo é repetido a cada 90 dias para ter um controle da destinação dos recursos. O cronograma de divulgação foi estabelecido da seguinte forma, a lista preliminar será divulgada no site da prefeitura no próximo dia 16. Quem tiver a solicitação negada vai ter a possibilidade de pedir uma nova reavaliação, entregando a contraprova nos dias 23 e 24 do mesmo mês.
‘’O formulário de recurso deve ser utilizado para que o estudante apresente argumentos e documentos que fundamentem os questionamentos acerca do resultado preliminar’’, explica o documento. A forma de realizar o procedimento está em um dos anexos [Edital no final da página].
O universitário selecionado que desobedecer a uma das regras será eliminado, além da possibilidade de ser penalizado em caso de burlar o programa, podendo inclusive ser denunciado no artigo 299 do Código Penal, por exemplo.
Em 2022 foram beneficiados 64 estudantes que viajaram para Ponta Grossa e Telêmaco Borba, os dois principais destinos educacionais da região.
Local das Inscrições:
Rua Professora Wanda Slysz Piotrowski n° 290 Jardim Galiléia.
Fonte – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Reserva
O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, fez nesta segunda-feira (10) um balanço das ações…
A BR-277, principal ligação entre Curitiba e o Litoral do Paraná, ficará interditada em Paranaguá…
A Prefeitura de Reserva está mobilizando a população em uma campanha de solidariedade para auxiliar…
Uma mulher de 37 anos, identificada como Adriane Iavorski, morreu em um acidente grave registrado…
Um homem morreu após ser atropelado por um trem nas proximidades do campus da Universidade…
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou nesta segunda-feira (10) a…