O Paraná registrou a maior queda do número de inadimplentes no último bimestre de 2022, na comparação com os demais estados brasileiros. A redução foi de 2,7%, segundo pesquisa da Serasa.
O levantamento mostra que 103.590 paranaenses limparam o nome em novembro e dezembro do ano passado.
Após onze meses de alta, a taxa de inadimplência caiu. Ainda assim, a pesquisa revela que 3,68 milhões de paranaenses ainda estavam com o nome sujo em dezembro.
Em todo o país, cerca de 69 milhões de brasileiros tinham alguma dívida no fim de 2022. O valor total devido chega a R$ 321 bilhões.
Entre os que ainda não colocaram as contas em dia no Paraná, 24,31% estão pendurados nos bancos, com financiamentos e cartões de crédito.
Contas como água e luz são a causa da inadimplência de 17,5%. Depois, vem as dívidas atrasadas com empresas de varejo (13,6) e de telecomunicações (8,52%).
Segundo o levantamento, o valor médio das dívidas dos inadimplentes do Estado é de R$ 5.011,97.
O dinheiro extra do décimo terceiro e as vagas de emprego que surgiram nas festas de fim de ano ajudam a explicar a queda na inadimplência.
Os responsáveis pela pesquisa identificaram que o nome limpo não representa apenas o resgate do crédito, mas gera alívio, sensação de otimismo e até mais disciplina financeira.
Fonte – Portal G1 / Serasa
Reserva encerrou dezembro com o pior desempenho do ano na geração de empregos formais e…
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…
Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…
O mosquito-palha, responsável pela transmissão das leishmanioses, e o carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa,…
A morte de Leonir Castanha dos Santos, de 62 anos, morador da localidade da Barrinha,…
O assédio sexual é o termo mais utilizado pelas pessoas em geral quando elas querem…