A sequência de quedas nos indicadores da geração de empregos de Reserva continuou no mês de janeiro de 2023 e atingiu seu pior patamar desde o último mês de maio de 2020. O município teve um saldo negativo na criação de vagas formais, com um resultado de -95 postos de trabalho. É o quarto mês seguido de desempenho negativo no que se refere à geração de empregos no município.
Os dados foram levantados pelo Portal Reserva News com base nas informações divulgadas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, nesta quinta-feira, dia 9 de março. Este resultado é a diferença entre 127 contratações e 222 desligamentos em janeiro.
Além de ser o pior desempenho dos últimos 33 meses, o resultado apareceu entre os piores. Conforme o levantamento feito pela redação do portal, janeiro deste ano foi o segundo pior dos últimos cinco anos, atrás de abril de 2020, quando o município fechou 150 postos de trabalho.
O Caged também apontou que no acumulado dos últimos 12 meses, Reserva perdeu 18 postos de trabalho, resultado de 1.641 admissões e 1.659 demissões.
O setor que “salvou” o município de números piores, foi o da Industria Madeireira, que contratou 39 novos profissionais e desligou 26, portanto, teve um saldo positivo de 13 novos postos de trabalho. O outro setor que não decepcionou, mas os números não chegam a encantar, foi o Setor de Construção, que contratou 8 profissionais, demitiu 5 e finalizou o mês com a criação de 3 postos de trabalho.
O setor que mais decepcionou em Reserva, obtendo números negativos mais expressivos, foi o Setor de Serviços, que em janeiro, demitiu 125 profissionais, contratando apenas 32, por isso, obteve um saldo negativo de 93 postos de trabalho.
A agropecuária reservense também decepcionou em janeiro, no que se refere à geração de novos postos de trabalho. O setor contratou 12 trabalhadores e dispensou 24, obtendo assim um saldo negativo de 12 postos de trabalho.
Já o Setor de Comércio reservense, contratou 36 trabalhadores e demitiu 42, fechando assim, 6 posto de trabalho no comércio de Reserva.
Veja os gráficos:
Como foram nossos vizinhos:
Um levantamento que o Portal Reserva News faz em todos os relatórios emitidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego, se refere aos municípios vizinhos de Reserva, e de acordo com os números obtidos, apenas o município de Ortigueira e o de Cândido de Abreu tiveram números positivos na geração de empregos, os demais municípios decepcionaram, veja os números:
Ortigueira:
Contratações: 513
Demissões: 362
Saldo: 151
Cândido de Abreu:
Contratações: 30
Demissões: 28
Saldo: 02
Tibagi:
Contratações: 136
Demissões: 142
Saldo: -06
Ipiranga:
Contratações: 39
Demissões: 53
Saldo: – 14
Imbaú:
Contratações: 46
Demissões: 67
Saldo: – 21
Telêmaco Borba:
Contratações: 748
Demissões: 772
Saldo: – 24
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu, na manhã desta terça-feira (11), um homem de…
Um caso de abandono de incapaz chocou moradores de Maringá, no norte do Paraná, neste…
Um homem identificado como Ahmad Melqi, de 39 anos, foi encontrado morto na noite desta…
A PRVias, uma empresa Motiva, orienta que os motoristas redobrem a atenção ao trafegarem nas…
No dia 12 de novembro, a Fundação Bunge promove, em Ponta Grossa (PR), o primeiro…
Cidades do Oeste e Centro-Sul do Paraná, como Cascavel, Marechal Cândido Rondon e, mais recentemente,…