Economia

Segundo o Caged, Reserva teve em janeiro o pior resultado na geração de empregos formais dos últimos 33 meses

A sequência de quedas nos indicadores da geração de empregos de Reserva continuou no mês de janeiro de 2023 e atingiu seu pior patamar desde o último mês de maio de 2020. O município teve um saldo negativo na criação de vagas formais, com um resultado de -95 postos de trabalho. É o quarto mês seguido de desempenho negativo no que se refere à geração de empregos no município.

Os dados foram levantados pelo Portal Reserva News com base nas informações divulgadas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, nesta quinta-feira, dia 9 de março. Este resultado é a diferença entre 127 contratações e 222 desligamentos em janeiro.

Além de ser o pior desempenho dos últimos 33 meses, o resultado apareceu entre os piores. Conforme o levantamento feito pela redação do portal, janeiro deste ano foi o segundo pior dos últimos cinco anos, atrás de abril de 2020, quando o município fechou 150 postos de trabalho.

O Caged também apontou que no acumulado dos últimos 12 meses, Reserva perdeu 18 postos de trabalho, resultado de 1.641 admissões e 1.659 demissões.

O setor que “salvou” o município de números piores, foi o da Industria Madeireira,  que contratou 39 novos profissionais e desligou 26, portanto, teve um saldo positivo de 13 novos postos de trabalho. O outro setor que não decepcionou, mas os números não chegam a encantar, foi o Setor de Construção, que contratou 8 profissionais, demitiu 5 e finalizou o mês com a criação de 3 postos de trabalho.

O setor que mais decepcionou em Reserva, obtendo números negativos mais expressivos, foi o Setor de Serviços, que em janeiro, demitiu 125 profissionais, contratando apenas 32, por isso, obteve um saldo negativo de 93 postos de trabalho.

A agropecuária reservense também decepcionou em janeiro, no que se refere à geração de novos postos de trabalho. O setor contratou 12 trabalhadores e dispensou 24, obtendo assim um saldo negativo de 12 postos de trabalho.

Já o Setor de Comércio reservense, contratou 36 trabalhadores e demitiu 42, fechando assim, 6 posto de trabalho no comércio de Reserva.

Veja os gráficos: 

 

Como foram nossos vizinhos:

Um levantamento que o Portal Reserva News faz em todos os relatórios emitidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego, se refere aos municípios vizinhos de Reserva, e de acordo com os números obtidos, apenas o município de Ortigueira e o de Cândido de Abreu tiveram números positivos na geração de empregos, os demais municípios decepcionaram, veja os números:

Ortigueira:
Contratações: 513
Demissões: 362
Saldo: 151

Cândido de Abreu:
Contratações: 30
Demissões: 28
Saldo: 02

Tibagi:
Contratações: 136
Demissões: 142
Saldo: -06

Ipiranga:
Contratações: 39
Demissões: 53
Saldo: – 14

Imbaú:
Contratações: 46
Demissões: 67
Saldo: – 21

Telêmaco Borba:
Contratações: 748
Demissões: 772
Saldo: – 24

 

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Polícia Civil prende dois suspeitos de furto qualificado em comércios de Cândido de Abreu

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu, na manhã desta terça-feira (11), um homem de…

3 minutos ago

Homem abandona filho ferido após acidente de moto no Paraná

Um caso de abandono de incapaz chocou moradores de Maringá, no norte do Paraná, neste…

1 hora ago

Migrante sírio é encontrado morto em Ponta Grossa; polícia investiga suspeita de latrocínio

Um homem identificado como Ahmad Melqi, de 39 anos, foi encontrado morto na noite desta…

1 hora ago

PRVias orienta motoristas sobre direção segura sob chuva e reforça suporte 24h em emergências

A PRVias, uma empresa Motiva, orienta que os motoristas redobrem a atenção ao trafegarem nas…

4 horas ago

Fundação Bunge lança projeto para mulheres empreendedoras em Ponta Grossa

No dia 12 de novembro, a Fundação Bunge promove, em Ponta Grossa (PR), o primeiro…

4 horas ago

Tornados se intensificam no Paraná e especialistas apontam ligação com o aquecimento global

Cidades do Oeste e Centro-Sul do Paraná, como Cascavel, Marechal Cândido Rondon e, mais recentemente,…

4 horas ago