Paraná

Klabin inaugura terminal portuário em Paranaguá

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, oficializou, nesta quarta-feira (22), o início das operações do Terminal Portuário Klabin (PAR-01), localizado no cais comercial do Porto de Paranaguá, no Paraná. Com capacidade de receber um milhão de toneladas de celulose e papel por ano, o Terminal faz parte do pacote de investimento em logística feito pela Companhia no Estado nos últimos anos. Com a operação, o descarregamento de celulose de fibra curta e longa, celulose fluff e papel, da Unidades Puma, localizada em Ortigueira (PR), e da Unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR), pode ser realizado dentro do Porto de Paranaguá.

Com estrutura que abrange uma área de 27.530 m², arrendada pela Klabin por 25 anos, em leilão realizado em agosto de 2019, a nova operação traz, ainda, produtividade e competitividade a Klabin em Break Bulk, modalidade de transporte marítimo de cargas sem a utilização de contêineres, que embarca grandes volumes diretamente na parte interna dos navios, permitindo atendimento dos clientes em grande escala e com excelência operacional.

Em relação à sustentabilidade, a localização do novo terminal tem conexão ferroviária direta com a fábrica da Klabin em Ortigueira (PR), permitindo a redução do tráfego de caminhões, o que diminui as emissões de gases de efeito estufa, e beneficia o trânsito nas vias de Paranaguá. Além disso, o terminal contará com placas solares que produzirão cerca de 270 MWh/ano, tornando a geração de energia do local mais sustentável e reforçando o compromisso da Klabin com a sua agenda ASG.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades estaduais, como o governador do Paraná, Ratinho Junior, o secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti, o diretor-presidente da APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), Luiz Fernando Garcia da Silva, além do secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fabrizio Pierdomenico. Na ocasião, membros da diretoria da Klabin reforçaram a importância do Terminal como parte da estratégia de negócios da Companhia. “O Porto de Paranaguá é um dos mais importantes do Brasil, além de ser a principal rota de escoamento da produção da Klabin no Estado. O novo terminal trará eficiência operacional para a Companhia, garantindo altos níveis de produtividade logística além de intensificar o desenvolvimento da infraestrutura logística no Brasil, possibilitando o uso de outros modais, além do rodoviário, para o deslocamento de cargas”, afirma Roberto Bisogni, diretor de Planejamento Operacional, Logística, Suprimentos e TI na Klabin.

Com a operação, a Klabin consolida a sua estratégia logística no Estado do Paraná, trazendo ainda mais competitividade, flexibilidade e sustentabilidade para as suas operações, além de estar preparada para futuras expansões. Em 2021, a Companhia investiu R$ 300 milhões no Terminal de Conteinêres de Ortigueira, operado em parceria com a Brado Logística e o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). O projeto tem capacidade para armazenar 2 mil contêineres e dobrou a capacidade de escoamento de contêineres da Companhia no Paraná.

Fonte – Klabin

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Acidente na BR-376 no Paraná deixa idoso em estado grave e causa interdição da rodovia

Um grave acidente foi registrado na tarde desta segunda-feira, por volta das 15h30, no km…

9 horas ago

Contran aprova resolução que acaba com a obrigatoriedade de autoescola para CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, nesta segunda-feira (1º), a resolução que muda o…

10 horas ago

Empresa de Reserva abre vaga para Auxiliar de Plataforma na recepção de leite

Uma empresa do Município está com oportunidade de emprego aberta para o cargo de Auxiliar…

11 horas ago

Patrulheiros da Sustentabilidade vão melhorar estradas rurais e conservar água e solo no Paraná

O Governo do Paraná lançou nesta segunda-feira (1º), no Teatro Guaíra, em Curitiba, o programa…

12 horas ago

Rede estadual do Paraná abre etapa final de matrículas para 2026

Com expectativa de atender cerca de 100 mil alunos, a Secretaria da Educação do Paraná…

12 horas ago

Agência do Trabalhador de Reserva anuncia vaga para auxiliar administrativo

A Agência do Trabalhador de Reserva divulgou a abertura de uma nova vaga de emprego…

14 horas ago