Educação e Cultura

Reserva reforça formação com educadores e pais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

A Secretaria de Educação de Reserva, realizou nesta segunda-feira (3) no Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB) um dia inteiro de capacitação com diferentes educadores das escolas e Cmeis em relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), que se comemorou o dia de conscientização no último domingo (2) . Atualmente há 28 crianças matriculadas na rede de ensino reservense, identificados com o transtorno.

‘’Nós estamos usando a filosofia da colaboração mútua na área escolar com os professores, pais ou responsáveis. Não somente na Educação Especial, mas na educação como um todo. A escola e família devem estar juntas para que tenhamos o melhor resultado’’, comentou a secretária Ruth Eliane Faustin.

O evento começou às 8h30 com uma cerimônia, contando com as presenças das autoridades, entre elas, a secretária já citada, a coordenadora da Educação Especial e especialista, Maria Luginieski; representando o legislativo, a vereadora Sueli Justino e os palestrantes Amanda Drzewinski e Everton Marcelino de Souza. Os temas abordados foram “Compreendendo o Autismo: cérebro humano e suas diferenças” e à tarde a oficina ‘Abordagem e práticas a serem aplicadas no dia a dia junto à criança com TEA’’.

‘’Agora, no caso de já nascido, como a mãe pode observar? No olhar responsivo, logo após o nascimento e na primeira mamada. Se o bebê olha nos olhos daquela mãe. Também nas fases de desenvolvimento infantil. Por exemplo, aos três meses, a criança normalmente balbucia o famoso angu ou começa a imitar os pais com sorriso. Com três meses as crianças precisam fazer essas atividades, caso não faça, desconfie’’, disse Drzewinski, professora na rede pública estadual em Ponta Grossa e doutora nas áreas de pesquisa de ensino inclusivo em Educação Especial.

Desde a retomada das atividades presenciais no pós-pandemia, a Educação em Reserva aumentou a qualificação de seus servidores na questão do Autismo. Em 2022 foram oferecidos treinamentos com palestras e oficinas em pelo 11 oportunidades. Além do material pedagógico inclusivo.

Às 19h foi feita no mesmo local uma nova palestra gratuita aberta à comunidade com os pais e cuidadores de pessoas com TEA. A Secretaria de Educação dispõe de contato com WhatsApp para orientações, adicione (42) 99163-3766.

Fonte – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Reserva

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

PRF apreende meio milhão de maços de cigarros e maconha no Paraná

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na terça (28), 210 quilos de maconha e 500…

3 horas ago

PRF atende engavetamento na BR-373 e recupera veículo roubado em Ponta Grossa

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atendeu, na manhã desta quarta-feira (29), a um engavetamento no…

4 horas ago

Criança de 6 anos morre no Paraná por infecção causada por bactéria estreptococo do grupo A

Uma criança de 6 anos morreu em Curitiba por uma doença invasiva causada pela bactéria…

5 horas ago

Três alunas de Reserva são selecionadas para programa de intercâmbio “Ganhando o Mundo”

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) divulgou nesta quarta-feira (29) o Edital nº 118/2025…

6 horas ago

Mutirão do Procon-PR oferece renegociação de dívidas e educação financeira

A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju), por meio do Procon-PR, oferecerá de…

6 horas ago

Dengue no Paraná: casos e mortes caem mais de 80% em 2025

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou uma queda de 85% no número de…

8 horas ago