A Secretaria Municipal de Agricultura de Reserva, a Klabin e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizaram na última sexta-feira (21) em uma propriedade na localidade de Leonardos um “Dia de Campo”, voltado ao piqueteamento de pastagem e alporquia do programa Matas Sociais. No evento, que foi gratuito, participaram aproximadamente 50 pessoas, inclusive de municípios vizinhos, como Imbaú e Rio Branco do Ivaí.
A escolha da chácara da família Aguiar não foi por acaso. Eles se inscreveram no último trimestre do ano passado e logo em novembro plantaram as primeiras mudas das gramas forrageiras resistentes as geadas, seguiram corretamente o processo, ouviram os especialistas na produção sustentável na pecuária e menos de um ano já colhem os primeiros resultados, sendo a primeira pastagem do programa no município.
“Para nós está sendo uma bênção. Para mim é algo muito interessante. Estava passando por momentos difíceis e o programa renovou meu ânimo com as visitas deles e nos ajudam muito’’, disse Rosely de Souza de Aguiar, casada há 37 anos com Roberto Carlos de Aguiar e sempre viveram no campo.
Foi feito o transporte da cidade até o local e o evento começou com um café da manhã, em seguida as primeiras falas do secretário Ediam Carlos Groto e depois uma rápida palestra conduzida pelos consultores Lindomar Schimitz e Simone Machado, representantes do Sebrae sobre o que seria ensinado na prática naquele dia. Foi mostrado como que planta a muda das espécies Missioneira Gigante, Amendoim, capins Capiaçu e Kurumi utilizadas na região Sul.
“[Depois de tudo certo] nós vamos na propriedade, definimos o local de implantação e o planejamento da execução. Nesse sentido entra a prefeitura com a doação das mudas, a Klabin com o Ecosolo, composto de resíduos de cinzas utilizados na adubação do solo e também as consultorias’’ resumiu Lindomar Schimitz.
Em outro ponto da propriedade rural, os especialistas ensinaram como fazer piquete, o isolamento do animal para pastar naquele ponto escolhido. Os agricultores fizeram na prática. Foi servido um almoço e na parte da tarde os destaques foram a Alporquia e as dúvidas dos presentes.
“Alporquia é o nome de uma técnica de produção de mudas de árvores a partir de um galho adulto. É uma alternativa para que em pouco tempo [três a seis meses] consiga-se produzir uma muda adulta enraizada, que sirva nesse caso, para o sombreamento das pastagens’’, explicou a consultora Simone Machado.
Fonte – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Reserva
A Sanepar informou em nota oficial, por volta das 12 horas deste sábado, dia 08,…
As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste…
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e os serviços de saúde atenderam, até…
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou como um tornado a…
No começo da tarde desta sexta-feira, dia 07, por volta das 13h00, na altura do…
A 1ª edição do Catálogo de Produtos da região será lançada de 4 a 7…