Agropecuária

Acidentes com drones pulverizadores provocam desligamentos de energia no Paraná

No último mês, a Copel registrou no Paraná cinco acidentes causados por drones pulverizadores que se chocaram com a rede elétrica. Os incidentes aconteceram na área rural de Palotina, Londrina, Nova Cantu, Formosa do Oeste e Ubiratã, e provocaram, em algumas situações, desligamentos de energia.

Trata-se dos primeiros casos de acidentes dessa natureza registrados pela companhia no estado. Os incidentes aconteceram após a publicação da nova Resolução 710/2023 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que simplificou as regras para uso de drones em atividades agrícolas, como na dispersão de sementes, fertilizantes e defensivos nas lavouras.

Ao mesmo tempo em que contribui para facilitar o uso de novas tecnologias no campo, a regulamentação demanda maior cuidado e preparação por parte dos pilotos. A colisão de um drone com a rede elétrica, por exemplo, pode provocar queda de energia, causar acidentes com a população e com os profissionais da Copel, além de danos materiais às aeronaves.

PREVENÇÃO DE ACIDENTES – Os drones são aeronaves não tripuladas. Seu uso é regulado pela ANAC e coordenado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgão do Ministério da Defesa que controla e organiza os fluxos de tráfego aéreo no Brasil.

Os drones que fazem a pulverização agrícola são aparelhos modernos, que podem carregar até 90 quilogramas de fertilizantes e produtos químicos. Por isso, para realizar um voo com segurança e evitar acidentes, Vitor Marzarotto, coordenador da frota de drones da Copel Distribuição – a segunda maior do país – dá algumas dicas.

“O primeiro passo é realizar um planejamento detalhado e informar às autoridades sobre o plano de voo, o que no caso dos drones também é conhecido como ‘solicitação de voo’. Para isso, é necessário acessar o sistema SARPAS, clicando AQUI, e inserir as informações solicitadas pelo DECEA”, explica Marzarotto. O portal também disponibiliza orientações de uso do espaço aéreo e informações sobre a legislação em vigor.

O coordenador ressalta que essa é uma etapa essencial porque, além de informar as autoridades sobre os detalhes do voo, o condutor vai programar a localização, detalhar o perfil da operação e do voo, em si, dentre outras variáveis que influenciam na pilotagem.

“Além disso, para evitar acidentes com a rede da Copel, é possível inserir uma barreira virtual no programa que é utilizado para controlar o drone. Isso nada mais é do que desenhar o mapa, a área de voo, no programa e definir um espaço que ele não deve ultrapassar – no caso, o local onde está a rede”, acrescenta. Com esse recurso, o drone pode manter uma distância de segurança da rede e não corre o risco de chocar-se com ela. Essa precaução também facilita voos noturnos, em que a visibilidade é reduzida.

Marzarotto lembra ainda que a operação de drones é uma atividade especializada, que exige conhecimento e capacitação. “Para realizar um voo com segurança e eficiência é necessário treinamento e prática. Com a simplificação das regras de voo para drones pulverizadores, os pilotos precisam estar preparados. Para isso, é necessário conhecer a legislação, as regras básicas de voos e praticar muito”, reforça.

Fonte – Assessoria de Imprensa da Copel

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Reserva ganha nova loja de autopeças com linha leve e pesada

O município de Reserva passa a contar, a partir da próxima semana, com uma nova…

7 horas ago

Ana Castela confirma status de fenômeno diante de 228 mil pessoas no Verão Maior Paraná

Se existe uma receita para se tornar um fenômeno, a cantora Ana Castela parece ser…

11 horas ago

Dezembro derruba vagas de emprego em Reserva, mas município fecha 2025 com saldo positivo

Reserva encerrou dezembro com o pior desempenho do ano na geração de empregos formais e…

12 horas ago

Fevereiro segue com bandeira tarifária verde e sem cobrança extra na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…

15 horas ago

Prazo para adesão ao Simples Nacional acaba neste sábado

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…

15 horas ago

Carrapato e mosquito-palha: Saúde alerta para riscos e reforça cuidados

O mosquito-palha, responsável pela transmissão das leishmanioses, e o carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa,…

15 horas ago