Meio Ambiente

Na Semana Mundial do Meio Ambiente, Reserva reforça conscientização do tema, com o apoio de parceiros

Na última segunda-feira (5) foi Dia Mundial do Meio Ambiente e as secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente realizaram na Escola Evangelina Bittencourt dos Santos uma tarde de palestras com todos alunos da tarde e plantio de árvores do programa Mata Sociais, da Klabin, através da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi).

As escolas e creches desenvolveram materiais didáticos sobre o tema, mas a 5º B da professora Marineia Domareski montou um projeto que contou com assessoria, no plantio de mudas de árvores na instituição, dirigida por Suzane Spak.‘’Nós trabalhamos em sala com vídeos, cartazes, poemas sobre o meio ambiente e hoje fizemos a arborização da escola com plantio de árvores’’, comentou a docente que cuida de 26 alunos. Os secretários Ediam Carlos Groto e Ruth Eliane Faustin também estiveram presentes.

A primeira palestra foi com Emílio Ribas, da Apremavi e falou sobre a importância das árvores no ecossistema. A segunda conversa foi com Paulo Renó, diretor do Departamento do Meio Ambiente. Ele falou sobre algumas ações da pasta, como a destinação consciente na coleta seletiva. Resíduos sólidos que estão sendo levados em um espaço ecologicamente responsável e o lixo que pode ser reciclado está sendo selecionado pela Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Anta Gorda (Acamarango).

Renó fez um pedido especial às crianças. ‘’Vamos colaborar e fazer de Reserva mais sustentável, mas vamos pensar na segurança dos nossos amigos lixeiros e da associação, quando um prato, copo ou qualquer outro objeto de vidro quebrar, vamos chamar a mamãe, o papai, vovô, colocar em uma garrafa PET os cacos e identificar. Não queremos que ninguém se machuque, não é mesmo?’’, recomendou ele.

Teste bem-sucedido

Na semana passada houve a entrega nas casas de mil sacolas ecológicas aos moradores dos bairros Cruzeiro e São José em um projeto-piloto também com a Klabin com as equipes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, das Agentes Comunitárias da Saúde (ACS) e da Acamarango. O pavilhão da Igreja São José foi cedido para melhor organização.

‘’Vocês entregaram um importante passo para educar a comunidade sobre a importância da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente. O comprometimento e dedicação de cada um é inestimável e contribui diretamente para a preservação do nosso planeta. Não há palavras suficientes para expressar nossa gratidão pelo comprometimento e dedicação, que resultaram em um evento de grande sucesso’’, agradeceu o secretário Ediam Carlos Groto.

Outras ações

Ainda no campo do meio ambiente e agora exclusivamente pela Prefeitura, a pasta divulgou as ações do segundo semestre. Maiores detalhes serão divulgados próximo de cada atividade. No dia 15 de julho está programado a nova edição do recolhimento do lixo eletrônico, em 12 de agosto feira de adoção de cães e gatos, no dia 17 de setembro a 2a edição da limpeza do rio Maromba.

No mês seguinte, em 21 de outubro, um dia de drive thru para produtos reciclados e para fechar a programação, no mês de novembro será feito mais uma edição do Bota Fora.

Fonte – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Reserva

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Share
Published by
Redação Reserva News

Recent Posts

Tradução em tempo real chega ao WhatsApp para mensagens individuais e grupos

O WhatsApp acaba de anunciar um novo recurso que promete facilitar a vida de quem…

14 horas ago

Reserva monta força-tarefa e presta socorro a mais de 55 famílias atingidas por temporais

A Prefeitura de Reserva, por meio da Secretaria de Obras e do Posto da Brigada…

14 horas ago

Dia Internacional das Línguas de Sinais é celebrado nesta terça-feira (23)

Nesta terça-feira (23), é celebrado o “Dia Internacional das Línguas de Sinais”, instituído pela Assembleia…

15 horas ago

Seleção Sub-13 de Reserva vai disputar a Copa 4 Ventos em Castro

A Seleção Sub-13 de Reserva teve sua participação confirmada na Copa 4 Ventos, competição que…

16 horas ago

Cooperativa de reciclagem de Telêmaco Borba, com apoio da Klabin, tem a maior renda do país

A transformação de resíduos em oportunidades sociais, ambientais e econômicas é uma realidade na região…

17 horas ago

Ratinho Junior sanciona lei que reduz IPVA no Paraná para a menor alíquota do país

Agora é lei: o Paraná tem o menor IPVA do Brasil. A nova alíquota do…

17 horas ago