Cotidiano

Estado reorganiza atendimento da terceira idade e destaca papel do Disque Idoso e das denúncias

O Governo do Estado mudou as políticas para a pessoa idosa de local na administração interna. Agora elas estão na Secretaria de Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa. A alteração foi estabelecida pela Lei 21.505/2023. Essa é uma das marcas lembradas neste Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa (15 de junho), data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

Uma das políticas mais relevantes do Estado nessa área é o Disque Idoso Paraná. O serviço funciona através do telefone 0800 141 00 01 e abrange os 399 municípios. Ele está a disposição da população para denúncias e orientações sobre os direitos das pessoas idosas.

De acordo com a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, Leandre Dal Ponte, desde sua implementação, em 1997, o Disque Idoso Paraná tem sido um recurso valioso para a população paranaense, oferecendo orientações, registro de denúncias e encaminhamentos relacionados aos direitos da pessoa idosa.

A secretária lembra que o principal objetivo é proteger os direitos da pessoa idosa e combater a violência e o abuso. O serviço está conectado a um banco de dados abrangente, fornecendo orientações sobre direitos, informações sobre serviços públicos e um canal para denúncias. “O atendimento é confidencial e oferece um espaço seguro para as pessoas idosas compartilharem suas preocupações”, reforça.

O Disque Idoso Paraná está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 12h e das 13h às 17h30. As pessoas podem entrar em contato por meio do número gratuito ou enviar um e-mail para disqueidoso@semi.pr.gov.br. O serviço que foi idealizado pelo Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná (CEDI-PR), que faz o acompanhamento, mensal, de todas as denúncias, informações, orientações que estão recebidas pelo canal.

Nos cinco primeiros meses de 2023, o Disque Idoso Paraná recebeu um total de 886 denúncias de violência contra as pessoas idosas e realizou 314 atendimentos de orientação e informações, totalizando 1.200 atendimentos no período. Já no ano passado (2022), o Disque Idoso recebeu um total de 1.994 denúncias e realizou 1.413 atendimentos de orientações e informações, somando 3.194 atendimentos no ano.

Dados da Semipi apontam que 72% dos casos de violência contra a população idosa são cometidos por familiares, sendo os filhos os principais perpetradores, seguidos pelos netos e cônjuges. Além disso, 30% das violações ocorrem contra as pessoas idosas com limitações físicas, cognitivas ou transtornos psicológicos, enquanto 67% das violações são praticadas contra mulheres idosas.

Em 2023, a violência financeira e patrimonial ocupou o primeiro lugar nas denúncias. Essa forma de violação envolve o uso indevido dos recursos financeiros e bens da população idosa, causando prejuízos significativos. Em segundo lugar nas denúncias está negligência, seguida pela violência verbal e psicológica, abandono e pela agressão física.

De acordo com Leandre, o Disque Idoso Paraná desempenha um papel fundamental na resposta a essas violações, realizando encaminhamentos para a rede de apoio do município. Isso inclui órgãos como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), o Ministério Público, as delegacias especializadas e os conselhos municipais de direitos da pessoa idosa.

“Ao trabalhar em colaboração com essas instituições, o serviço busca garantir a segurança e o bem-estar das pessoas idosas, além de promover a conscientização sobre seus direitos”, complementa.

DENÚNCIAS – A Polícia Civil do Paraná (PCPR) também atua constantemente no combate a crimes de violência contra idosos, realizando apurações de todas as denúncias. Elas envolvem agressões físicas, violência psicológica, negligência, abandono em hospitais ou casas de saúde, maus-tratos a idosos e casos em que familiares se apossam de cartões bancários e aposentadorias das vítimas.

O delegado da PCPR e chefe do Núcleo de Direitos Humanos e Proteção a Vulneráveis, Claudio Marques, afirma que é de extrema importância combater os crimes envolvendo pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Nossa sociedade está em um processo de envelhecimento muito acelerado, e em razão disso, precisamos dar atenção, acolhimento e tratar com respeito esse grupo. Em casos de crimes, é necessário que a população denuncie e confie no nosso trabalho, no nosso atendimento especializado”, complementa.

No combate à crimes envolvendo idosos, a PCPR conta com o apoio da população nas denúncias para agir de forma mais eficiente e agilizada. As denúncias podem ser feitas, além do Disque-Denúncia, de forma anônima através dos números 197, da PCPR, 181 do Disque-Denúncia geral.

Fonte – Agência Estadual de Notícias

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Acidente na BR-376 no Paraná deixa idoso em estado grave e causa interdição da rodovia

Um grave acidente foi registrado na tarde desta segunda-feira, por volta das 15h30, no km…

12 horas ago

Contran aprova resolução que acaba com a obrigatoriedade de autoescola para CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, nesta segunda-feira (1º), a resolução que muda o…

13 horas ago

Empresa de Reserva abre vaga para Auxiliar de Plataforma na recepção de leite

Uma empresa do Município está com oportunidade de emprego aberta para o cargo de Auxiliar…

13 horas ago

Patrulheiros da Sustentabilidade vão melhorar estradas rurais e conservar água e solo no Paraná

O Governo do Paraná lançou nesta segunda-feira (1º), no Teatro Guaíra, em Curitiba, o programa…

14 horas ago

Rede estadual do Paraná abre etapa final de matrículas para 2026

Com expectativa de atender cerca de 100 mil alunos, a Secretaria da Educação do Paraná…

15 horas ago

Agência do Trabalhador de Reserva anuncia vaga para auxiliar administrativo

A Agência do Trabalhador de Reserva divulgou a abertura de uma nova vaga de emprego…

17 horas ago