Agropecuária

IDR-Paraná alerta produtores de milho e cereais de inverno sobre previsão para nova estação

O inverno tem início nesta quarta-feira (21) e os modelos climáticos utilizados pelos pesquisadores indicam que o fenômeno El Niño — aquecimento das águas do Oceano Pacífico que tem reflexos no padrão de chuvas e temperaturas do Brasil e de várias partes do mundo — está em atividade.

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater), aponta que, na agricultura, os produtores de cereais de inverno, como trigo, aveia e cevada, devem ficar atentos à possibilidade de prejuízos com geadas tardias na fase de florescimento e espigamento das lavouras.

Chuvas irregulares e ocorrência de geadas podem prejudicar o desenvolvimento e a colheita do milho segunda safra.

O quadro climatológico indica a ocorrência de poucas ondas de ar e um regime de precipitações dentro do esperado para a estação, mas com possibilidade de haver episódios de veranicos (sequência de vários dias sem chuvas), de acordo com a meteorologista Ângela Costa, do IDR-Paraná.

ALERTA GEADA – Em operação até setembro pelo IDR-Paraná e o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o Alerta Geada é um serviço que publica diariamente um boletim informativo sobre as condições meteorológicas e a evolução de massas polares pelo Estado.

Pode ser acompanhado no aplicativo Iapar Clima — disponível gratuitamente na App Store e no Google Play —, nas páginas do IDR-Paraná, do Simepar, com uma ligação para o telefone (43) 3391-4500 e, ainda, por mensagens via Telegram (interessados nesse canal devem se cadastrar AQUI).

Além do boletim diário, alertas de geada são emitidos e amplamente divulgados quando há aproximação de massas de ar frio com potencial para causar danos à agropecuária.

Em caso de previsão de ocorrência do fenômeno, o IDR-Paraná orienta os agricultores a adotarem medidas para prevenir ou reduzir danos às culturas sensíveis a baixas temperaturas.

Recomenda-se o cuidado com as lavouras de café de até dois anos, hortaliças, mudas de frutíferas tropicais recém-plantadas e viveiros de plantas sensíveis. Entre as opções de proteção aplicáveis, conforme a cultura, estão aquecimento, irrigação e cobertura das mudas. Granjas de aves e suínos também devem ser aquecidas.

Fonte – Agência Estadual de Notícias

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Acidente na BR-376 no Paraná deixa idoso em estado grave e causa interdição da rodovia

Um grave acidente foi registrado na tarde desta segunda-feira, por volta das 15h30, no km…

13 horas ago

Contran aprova resolução que acaba com a obrigatoriedade de autoescola para CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, nesta segunda-feira (1º), a resolução que muda o…

14 horas ago

Empresa de Reserva abre vaga para Auxiliar de Plataforma na recepção de leite

Uma empresa do Município está com oportunidade de emprego aberta para o cargo de Auxiliar…

14 horas ago

Patrulheiros da Sustentabilidade vão melhorar estradas rurais e conservar água e solo no Paraná

O Governo do Paraná lançou nesta segunda-feira (1º), no Teatro Guaíra, em Curitiba, o programa…

15 horas ago

Rede estadual do Paraná abre etapa final de matrículas para 2026

Com expectativa de atender cerca de 100 mil alunos, a Secretaria da Educação do Paraná…

16 horas ago

Agência do Trabalhador de Reserva anuncia vaga para auxiliar administrativo

A Agência do Trabalhador de Reserva divulgou a abertura de uma nova vaga de emprego…

18 horas ago