Polícia

PRF no Paraná tem no 1º Semestre, o melhor resultado semestral no combate ao crime dos últimos 4 anos

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Paraná obteve, nos primeiros seis meses de 2023, o melhor resultado semestral nos índices de combate à criminalidade dos últimos quatro anos.

Em relação a drogas, a apreensão de maconha (77 toneladas) representa um aumento de 60% em relação ao primeiro semestre do ano passado (48 toneladas) e de 57% em relação à média entre 2020 e 2022.

Em cocaína, a PRF apreendeu no Estado 1.401 quilos este ano – até o dia 30 de junho – montante 225% superior ao mesmo período de 2022 e 39% acima da média. Crack (443 quilos) representa acréscimo de 279% e 132%, respectivamente.

“O incremento nas apreensões se deve ao policiamento orientado pela Inteligência e ao trabalho conjunto entre equipes Operacionais e de Inteligência, o que torna as abordagens cada vez mais assertivas”, destaca Vinicius Schmeil, do Serviço de Operações da PRF no Paraná.

As ocorrências de crimes ambientais aumentaram 860%, saltando de 10 ocorrências para 96. “Em relação aos crimes ambientais, tivemos capacitações para os grupos de fiscalização de trânsito voltadas à fiscalização de emissão de poluentes e outros perigos ao meio ambiente, capacitações que devem seguir a todo o efetivo”, reforça Schmeil.

“As parcerias com os Ministérios Públicos do Trabalho e Federal também foram essenciais possibilitando a compra de equipamentos que auxiliam no trabalho policial”, complementa.

Os números de prisões, não apenas por crimes ambientais, mas diversos outros, subiu 43%. Foram 2.665 prisões de janeiro a junho.

Também chama atenção a quantidade de munições ilegais confiscadas em 2023: 54.663 contra 1.409 nos primeiros seis meses do ano passado, sendo 38 vezes superior. O maior registro semestral em quatro anos havia sido em 2020 (8.041).

Armas de fogo retiradas de circulação foram 137 contra 91 em 2022, 51% a mais.

As quedas registradas foram no número de veículos recuperados – 390 contra 437 em 2022, mas ainda 6% acima da média e no de cigarros contrabandeados – 15,6 milhões de maços contra 16,8 milhões.

Fonte – Assessoria de Comunicação da PRF-PR

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

AMCG define nova coordenação de Esportes nos Campos Gerais

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) definiu, nesta semana, a nova coordenação da…

31 minutos ago

Moradora da localidade do Vau, em Reserva, está desaparecida e família pede ajuda para localizá-la

Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…

17 horas ago

Fim de semana em Reserva terá calor, instabilidade e chance de chuva, diz Simepar

A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…

19 horas ago

A novela continua: DER/PR homologa pavimentação entre Imbaú e Reserva

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…

20 horas ago

Bunge voltará a produzir farinha de trigo Rosa Branca em Ponta Grossa

A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…

20 horas ago

Telêmaco Borba passa a contar com carreta de saúde da mulher para pacientes do SUS

Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…

20 horas ago