O quarto ano B da Escola Municipal Evangelina Bittencourt dos Santos, em Reserva, da professora Maria Lúcia Betim, desenvolveu um projeto sobre festejos juninos. A docente explica que iniciou a dinâmica dividindo a turma em grupos, cada um responsável por pesquisar e apresentar um aspecto diferente acerca da temática.
“Alguns grupos ficaram encarregados de estudar a história e a origem das festividades, enquanto outros se concentraram em pesquisar as danças típicas, como quadrilhas. Buscaram informações na internet e fizeram entrevistas com familiares e pessoas mais velhas da comunidade, a fim de obterem relatos pessoais sobre as festas juninas”, aponta a educadora.
Após realizarem as pesquisas, elenca Maria Lúcia, os grupos começaram a preparar suas apresentações, criando cartazes, montando murais e preparando pequenas encenações para compartilhamento junto à classe. Para culminar o projeto, complementa a professora, a turma participou da festa junina da escola, de forma ativa nas festividades.
“Dançaram quadrilha e se divertiram com as brincadeiras, deliciaram-se com pratos típicos. Foi uma tarde muito animada e cheia de aprendizado, onde todos puderam vivenciar de perto as tradições juninas. Ao final do projeto, os alunos fizeram uma reflexão sobre tudo o que aprenderam e como as festas juninas são importantes para a cultura brasileira”, conclui a docente.
Fonte – Portal aRede / Vamos Ler
Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…
A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…
A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…
Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…
O Departamento de Esporte de Reserva realizará, em fevereiro, uma peneira de futsal com o…