Economia

Varejo paranaense avança 0,73% no acumulado de janeiro a maio; comércio da região de Ponta Grossa se destaca e cresce 4,3%

O varejo paranaense avançou 0,73% no acumulado de janeiro a maio, segundo dados da Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). O comércio da região de Ponta Grossa foi o que mais se destacou, com aumento de 4,3%. Também apresentaram aumento nas vendas, Curitiba e Região Metropolitana (2,36%), Maringá (1,96%) e Sudoeste (1,38%).

Os setores de autopeças e supermercados tiveram os melhores resultados na avaliação estadual, com altas de 5,53% e 3,7%, respectivamente.

Por outro lado, a região Oeste (-1,96%) e Londrina (-2,41%) tiveram redução no acumulado do ano, especialmente as lojas de vestuário e tecidos, que mostraram retração superior a 20% no período de janeiro a maio.

Na variação mensal, comparando maio com abril, o varejo do Paraná teve crescimento de 6,53%. Se sobressaíram os setores de vestuário e tecidos (26,1%), autopeças (20,69%), calçados (18,68%) e móveis, decorações e utilidades domésticas (14,32%).

Na comparação de maio deste ano com o mesmo mês de 2022, as empresas do comércio paranaense apresentaram redução de 1,34% no faturamento, sobretudo os setores de vestuário e tecidos (-16,05%), livrarias e papelarias (-9,87%), combustíveis (-9,65%) e calçados (-9,48%). Alguns setores conseguiram ampliar suas vendas, com destaque para materiais de construção, em que o movimento foi 18,05% superior a maio de 2022.

Fonte – Assessoria de Imprensa Fecomercio-PR

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Governo do Estado acelera reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu com obras emergenciais

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, fez nesta segunda-feira (10) um balanço das ações…

16 horas ago

BR-277 será interditada por nove dias em Paranaguá para implantação de sistema de pesagem de caminhões em movimento

A BR-277, principal ligação entre Curitiba e o Litoral do Paraná, ficará interditada em Paranaguá…

17 horas ago

Prefeitura de Reserva promove campanha de solidariedade às vítimas do tornado em Rio Bonito do Iguaçu

A Prefeitura de Reserva está mobilizando a população em uma campanha de solidariedade para auxiliar…

18 horas ago

Mulher morre e cinco pessoas ficam feridas em grave acidente na BR-373, em Ipiranga

Uma mulher de 37 anos, identificada como Adriane Iavorski, morreu em um acidente grave registrado…

19 horas ago

Homem morre após ser atropelado por trem em Ponta Grossa

Um homem morreu após ser atropelado por um trem nas proximidades do campus da Universidade…

20 horas ago

Simepar confirma três tornados com ventos de até 330 km/h e investiga novos casos no Paraná

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou nesta segunda-feira (10) a…

21 horas ago