Cotidiano

Sanepar fará vistorias técnicas em imóveis de Reserva e outros municípios da região; em Castro começa amanhã

A partir desta quinta-feira (21), a Sanepar fará Vistorias Técnico-Operacionais (VTOs) em imóveis de municípios da região. O trabalho terá inicio nesta quinta-feira, dia 21, começando pelo município de Castro, e o primeiro bairro a ser visitado será o Jardim Alvorada. Nos próximos meses, o trabalho deve se estender para outros bairros e, depois para outras cidades da região. Ao todo, cerca de 20 mil imóveis serão vistoriados nos próximos dois anos.

Além de Castro, as vistorias abrangem os municípios de Reserva, Telêmaco Borba, Tibagi, Ventania, Piraí do Sul, Arapoti, Sengés, Carambeí, Cândido de Abreu, Imbaú e Ortigueira.

Durante a vistoria, os técnicos avaliam se as instalações hidrossanitárias estão de acordo com as normas da Sanepar e a Legislação Ambiental, com o objetivo de garantir que os imóveis estejam ligados corretamente na rede coletora de esgoto.

Para isso, são conferidos os pontos de lançamento de esgoto do banheiro, da cozinha, da lavanderia e onde há captação de água de chuva, como ralos. Também é verificada a existência de caixa de gordura. Os testes são feitos com corantes à base de água, que não danificam as louças sanitárias, nem causam danos à saúde e ao meio ambiente.

A ligação correta evita extravasamentos, refluxos nos imóveis e danos ambientais. Para que esteja ligado corretamente, o esgoto do imóvel precisa ser lançado na rede coletora da Sanepar e a água de chuva lançada na galeria pluvial. Também é necessário possuir caixa de gordura e, se houver rede coletora de esgoto disponível, não ter fossas ou sumidouros.

Estando tudo de acordo, o morador receberá um certificado de regularidade do imóvel. Nos casos em que for identificada alguma irregularidade, a equipe de vistoria vai orientar as adequações por meio de uma notificação. Depois de 90 dias, a equipe voltará ao imóvel para verificar se foram feitas as correções.

O trabalho será realizado pela empresa terceirizada Engezzi Engenharia, com profissionais capacitados e fiscalizados pela Sanepar. Eles estarão uniformizados, portando crachá e identificados com a inscrição “A Serviço da Sanepar”. Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.

Fonte – Sanepar

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Moradora da localidade do Vau, em Reserva, está desaparecida e família pede ajuda para localizá-la

Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…

15 horas ago

Fim de semana em Reserva terá calor, instabilidade e chance de chuva, diz Simepar

A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…

18 horas ago

A novela continua: DER/PR homologa pavimentação entre Imbaú e Reserva

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…

18 horas ago

Bunge voltará a produzir farinha de trigo Rosa Branca em Ponta Grossa

A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…

18 horas ago

Telêmaco Borba passa a contar com carreta de saúde da mulher para pacientes do SUS

Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…

18 horas ago

Departamento de Esportes de Reserva realiza peneira de futsal para a Copa AMCG 2026

O Departamento de Esporte de Reserva realizará, em fevereiro, uma peneira de futsal com o…

19 horas ago