Política

Cautelar do TCE-PR suspende licitação de Tibagi para a compra de mini escavadeira hidráulica

Por meio da emissão de medida cautelar, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) determinou que o Município de Tibagi, suspenda o andamento do Pregão Eletrônico nº 48/2023. A licitação tem como objetivo a aquisição de mini escavadeira hidráulica, pelo valor máximo de R$ 325.000,00.

A decisão acolheu pedido feito em Representação da Lei nº 8.666/1993 (Lei de Licitações e Contratos) formulada pela empresa Yamadiesel Comércio de Máquinas. A representante, que fora vencedora do certame, alegou que outra empresa participante interpôs recurso administrativo afirmando que o maquinário da Yamadiesel não atendia ao descritivo no edital. Com isso, o pregoeiro desclassificou esta última.

De acordo com a representante, o município a eliminou com contrarrazões sem fundamentações técnicas e declarou a empresa que interpôs o recurso administrativo como vencedora. Assim, a Yamadiesel solicitou a concessão de medida cautelar.

O relator do processo, conselheiro-substituto Livio Sotero Costa, considerou que a inabilitação da empresa Yamadiesel sem a devida fundamentação da decisão pode configurar ilegalidade, o que justifica a suspensão do certame. Seu despacho foi homologado pelo Tribunal Pleno, na sessão presencial nº 36/23, realizada nesta quarta-feira (25 de outubro).

O relator considerou que o fundamento adotado para a decisão de inaptidão foi unicamente a necessidade de cumprir as exigências do edital, especificamente o requisito referente às medidas da lâmina do maquinário. Além disso, a administração municipal não acatou o parecer técnico juntado pela empresa recorrente, que atestou o atendimento exposto no edital.

O Tribunal determinou a citação do Município de Tibagi e dos responsáveis pela licitação para o cumprimento da decisão e apresentação de justificativas em relação às irregularidades apontadas em até 15 dias. Caso não seja revogada, os efeitos da medida cautelar perduram até que o Tribunal decida sobre o mérito do processo.

Fonte – Diretoria de Comunicação Social do TCE/PR

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Moradora da localidade do Vau, em Reserva, está desaparecida e família pede ajuda para localizá-la

Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…

13 horas ago

Fim de semana em Reserva terá calor, instabilidade e chance de chuva, diz Simepar

A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…

15 horas ago

A novela continua: DER/PR homologa pavimentação entre Imbaú e Reserva

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…

15 horas ago

Bunge voltará a produzir farinha de trigo Rosa Branca em Ponta Grossa

A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…

16 horas ago

Telêmaco Borba passa a contar com carreta de saúde da mulher para pacientes do SUS

Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…

16 horas ago

Departamento de Esportes de Reserva realiza peneira de futsal para a Copa AMCG 2026

O Departamento de Esporte de Reserva realizará, em fevereiro, uma peneira de futsal com o…

16 horas ago