Política

Cautelar do TCE-PR suspende licitação de Tibagi para a compra de mini escavadeira hidráulica

Por meio da emissão de medida cautelar, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) determinou que o Município de Tibagi, suspenda o andamento do Pregão Eletrônico nº 48/2023. A licitação tem como objetivo a aquisição de mini escavadeira hidráulica, pelo valor máximo de R$ 325.000,00.

A decisão acolheu pedido feito em Representação da Lei nº 8.666/1993 (Lei de Licitações e Contratos) formulada pela empresa Yamadiesel Comércio de Máquinas. A representante, que fora vencedora do certame, alegou que outra empresa participante interpôs recurso administrativo afirmando que o maquinário da Yamadiesel não atendia ao descritivo no edital. Com isso, o pregoeiro desclassificou esta última.

De acordo com a representante, o município a eliminou com contrarrazões sem fundamentações técnicas e declarou a empresa que interpôs o recurso administrativo como vencedora. Assim, a Yamadiesel solicitou a concessão de medida cautelar.

O relator do processo, conselheiro-substituto Livio Sotero Costa, considerou que a inabilitação da empresa Yamadiesel sem a devida fundamentação da decisão pode configurar ilegalidade, o que justifica a suspensão do certame. Seu despacho foi homologado pelo Tribunal Pleno, na sessão presencial nº 36/23, realizada nesta quarta-feira (25 de outubro).

O relator considerou que o fundamento adotado para a decisão de inaptidão foi unicamente a necessidade de cumprir as exigências do edital, especificamente o requisito referente às medidas da lâmina do maquinário. Além disso, a administração municipal não acatou o parecer técnico juntado pela empresa recorrente, que atestou o atendimento exposto no edital.

O Tribunal determinou a citação do Município de Tibagi e dos responsáveis pela licitação para o cumprimento da decisão e apresentação de justificativas em relação às irregularidades apontadas em até 15 dias. Caso não seja revogada, os efeitos da medida cautelar perduram até que o Tribunal decida sobre o mérito do processo.

Fonte – Diretoria de Comunicação Social do TCE/PR

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Governo do Estado acelera reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu com obras emergenciais

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, fez nesta segunda-feira (10) um balanço das ações…

14 horas ago

BR-277 será interditada por nove dias em Paranaguá para implantação de sistema de pesagem de caminhões em movimento

A BR-277, principal ligação entre Curitiba e o Litoral do Paraná, ficará interditada em Paranaguá…

15 horas ago

Prefeitura de Reserva promove campanha de solidariedade às vítimas do tornado em Rio Bonito do Iguaçu

A Prefeitura de Reserva está mobilizando a população em uma campanha de solidariedade para auxiliar…

17 horas ago

Mulher morre e cinco pessoas ficam feridas em grave acidente na BR-373, em Ipiranga

Uma mulher de 37 anos, identificada como Adriane Iavorski, morreu em um acidente grave registrado…

18 horas ago

Homem morre após ser atropelado por trem em Ponta Grossa

Um homem morreu após ser atropelado por um trem nas proximidades do campus da Universidade…

18 horas ago

Simepar confirma três tornados com ventos de até 330 km/h e investiga novos casos no Paraná

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou nesta segunda-feira (10) a…

19 horas ago