Política

Cautelar do TCE-PR suspende licitação de Tibagi para a compra de mini escavadeira hidráulica

Por meio da emissão de medida cautelar, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) determinou que o Município de Tibagi, suspenda o andamento do Pregão Eletrônico nº 48/2023. A licitação tem como objetivo a aquisição de mini escavadeira hidráulica, pelo valor máximo de R$ 325.000,00.

A decisão acolheu pedido feito em Representação da Lei nº 8.666/1993 (Lei de Licitações e Contratos) formulada pela empresa Yamadiesel Comércio de Máquinas. A representante, que fora vencedora do certame, alegou que outra empresa participante interpôs recurso administrativo afirmando que o maquinário da Yamadiesel não atendia ao descritivo no edital. Com isso, o pregoeiro desclassificou esta última.

De acordo com a representante, o município a eliminou com contrarrazões sem fundamentações técnicas e declarou a empresa que interpôs o recurso administrativo como vencedora. Assim, a Yamadiesel solicitou a concessão de medida cautelar.

O relator do processo, conselheiro-substituto Livio Sotero Costa, considerou que a inabilitação da empresa Yamadiesel sem a devida fundamentação da decisão pode configurar ilegalidade, o que justifica a suspensão do certame. Seu despacho foi homologado pelo Tribunal Pleno, na sessão presencial nº 36/23, realizada nesta quarta-feira (25 de outubro).

O relator considerou que o fundamento adotado para a decisão de inaptidão foi unicamente a necessidade de cumprir as exigências do edital, especificamente o requisito referente às medidas da lâmina do maquinário. Além disso, a administração municipal não acatou o parecer técnico juntado pela empresa recorrente, que atestou o atendimento exposto no edital.

O Tribunal determinou a citação do Município de Tibagi e dos responsáveis pela licitação para o cumprimento da decisão e apresentação de justificativas em relação às irregularidades apontadas em até 15 dias. Caso não seja revogada, os efeitos da medida cautelar perduram até que o Tribunal decida sobre o mérito do processo.

Fonte – Diretoria de Comunicação Social do TCE/PR

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Últimos dias para se inscrever no vestibular da UEPG: prazo vai até 30 de setembro

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), nos Campos Gerais do Paraná, está com inscrições…

6 minutos ago

ONG alerta para crescimento do trabalho infantil entre crianças de 5 a 9 anos

O aumento do trabalho infantil entre crianças de 5 a 9 anos, na passagem de…

31 minutos ago

Reserva mantém 10 casos confirmados de dengue no ano; nenhum novo registro desde julho

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou os dados mais recentes relacionados à dengue e chikungunya.…

51 minutos ago

Economia do Paraná cresce mais que a de países da Europa no 1º semestre

O Paraná registrou um crescimento de 3,8% no Produto Interno Bruto (PIB) no 1º semestre…

1 hora ago

PRF intercepta carga com mais de 400 kg de maconha no Paraná

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 413 quilos de maconha na madrugada desta quarta-feira (24),…

2 horas ago

Polícia prende homem por tráfico de drogas e apreende 3 quilos de haxixe em Ponta Grossa

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em ação conjunta com a Guarda Civil Municipal (GCM),…

2 horas ago