Saúde

Telêmaco Borba registra dois casos positivos de dengue e um óbito está em investigação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que nesta quarta-feira (01), foram confirmados dois casos positivos de dengue, por critério laboratorial, no município de Telêmaco Borba. Além disso, há um óbito em investigação.

A SMS informa que o início dos sintomas nas duas pessoas infectadas aconteceu no dia 01 e 10 de outubro. O primeiro caso já teve cura e o segundo o paciente continua em acompanhamento médico com melhora do quadro.

Até 01 de novembro, no ano epidemiológico 2023/2024, com início em 30 de julho de 2023, temos no SINAN (Sistema de Notificação e Agravos), de residência Telêmaco Borba, 99 notificações, dois casos positivos, 62 descartados, 35 casos em investigação e um óbito em investigação.

SINTOMAS

Os principais sintomas da dengue são: febre alta, maior38.5ºc; dores musculares intensas; dor ao movimentar os olhos; mal estar; falta de apetite; dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar até a morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.

Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

AUMENTO DE VETORES

Algumas semanas após as inundações, frente ao acúmulo de água e criadouros dos vetores, a tendência é de aumento do número de doentes por doenças transmitidas por vetores (malária, dengue). Cabe salientar que a presença de reservatórios artificiais para estocar água e o acúmulo de lixo ao redor de abrigos podem aumentar os locais de reprodução do mosquito Aedes aegypti, que atua como vetor da dengue, portanto, não deixe água parada!

CUIDADOS

O clima chuvoso associado ao calor, aumenta o risco de manter depósitos com água parada. Orientamos a população sobre redobrar os cuidados em seus imóveis e no seu ambiente de trabalho para evitar o surgimento de uma epidemia.

Quanto maior o percentual de infestação, maior a probabilidade de transmissão das doenças causadas pelo mosquito Aedes.

É preciso que todos colaborem, realizando a inspeção de suas residências e do seu ambiente de trabalho, observando vasos de plantas com pratos, bebedouros de animais, lixo acumulado nos quintais como plásticos e potes, garrafas e latas, além de pneus, calhas, lajes e toldos.

Fonte – Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Ana Castela confirma status de fenômeno diante de 228 mil pessoas no Verão Maior Paraná

Se existe uma receita para se tornar um fenômeno, a cantora Ana Castela parece ser…

3 horas ago

Dezembro derruba vagas de emprego em Reserva, mas município fecha 2025 com saldo positivo

Reserva encerrou dezembro com o pior desempenho do ano na geração de empregos formais e…

5 horas ago

Fevereiro segue com bandeira tarifária verde e sem cobrança extra na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…

8 horas ago

Prazo para adesão ao Simples Nacional acaba neste sábado

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…

8 horas ago

Carrapato e mosquito-palha: Saúde alerta para riscos e reforça cuidados

O mosquito-palha, responsável pela transmissão das leishmanioses, e o carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa,…

8 horas ago

Município de Reserva tem nova denúncia de negligência médica

A morte de Leonir Castanha dos Santos, de 62 anos, morador da localidade da Barrinha,…

8 horas ago