Educação e Cultura

Com ‘dobradinha’ de festividades, Reserva ‘inaugura’ uma nova fase da Cultura, celebrar suas origens

A Secretaria de Educação e Cultura e a Comunidade Ucraniana realizaram no último sábado (11) no Clube Reservense a junção do tradicional Luau na Praça e a 1ª Noite Ucraniana. Os eventos lotaram as dependências da tradicional casa de shows do município, coroando com a apresentação do Grupo Folclórico Spomen, de Mallet. Sorteios com brindes com adivinhações de significados de palavras entre as músicas.

Foi realizado um cerimonial que começou com a execução de três hinos, da Ucrânia, Brasil e Reserva, com participação da Banda Municipal. Vestidos com roupas típicas, três pessoas carregaram mastros com as bandeiras e a oradora visitante Márcia Kozar Trojan explicando aspectos da cultura ucraniana, simbolizadas também no pão e sal.

Autoridades foram convidadas a subir no palco e o prefeito Lucas Machado discursou e descontraiu o público pronunciando uma palavra em ucraniano, Nadobranich, quer dizer boa noite. ‘’Muito obrigado por terem aceitado a nossa proposta, junto com as lideranças da Comunidade Ucraniana. Quando chegou a mim essa ideia trazida pela Thelma [Rosana Heil, diretora da Cultura], aceitei na hora. Fazer esse evento em conjunto para agradecer, reconhecer de uma forma geral os ucranianos, mas também todos os outros descendentes de outras culturas que ajudaram e ajudam a construir esse município de 102 anos. Alemães, poloneses, japoneses, russos e tantas outras nacionalidades. […] Fico muito feliz, diante de tantas outras realizações, ser o primeiro prefeito a fazer a 1ª Noite Ucraniana, que vamos ter outras nos próximos anos se Deus quiser e quem sabe com outras nacionalidades homenageadas’’, disse o mandatário.
As barracas foram instaladas no estacionamento do clube e algumas estruturas na parte interna principalmente nas áreas de camarote e na entrada. Outro destaque foi a decoração, inspirada nas cores da bandeira do país do Leste Europeu. Alunos da Escola Municipal Frei Henrique de Coimbra, do distrito de Campinas Belas, montaram o memorial com fotos, objetos, artesanato. Os ucranianos reservenses representam em média 10% da população, de maioria católica e contam com uma paróquia do rito oriental, a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conduzida pelo padre Josafat Roiko, que esteve na cerimônia e fez a parte de oração.

Um pouquinho de cada lugar

O Grupo Folclórico Ucraniano Spomen, que quer dizer lembrança, veio gratuitamente às festividades e de contrapartida a Secretaria de Educação custeou o transporte e a alimentação. Apresentaram um show de aproximadamente de 1h30min com danças típicas das regiões de Hutsulschyna, Bukovyna, Zakarpattia, Volyn, Polissia, Halychyna/L’vivschyna, Boykivschyna e Poltava entre os adultos e da Região Central da Ucrânia a divisão composta por jovens e crianças, Sadok [Jardin]. A companhia foi fundada em 1993 na cidade de Mallet e são atualmente 80 pessoas envolvidas, sendo 56 artistas no palco e a restante na organização. Com figurino desenvolvida na própria cidade.

Estiveram presentes também a primeira-dama Gabriela Szeremeta, vice-prefeita Ana Maria Pachalki, a secretária Ruth Eliane Faustin e a diretora do Departamento de Cultura, Thelma Rosana Heil.

Fonte – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Reserva

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Fevereiro segue com bandeira tarifária verde e sem cobrança extra na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…

21 minutos ago

Prazo para adesão ao Simples Nacional acaba neste sábado

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…

28 minutos ago

Carrapato e mosquito-palha: Saúde alerta para riscos e reforça cuidados

O mosquito-palha, responsável pela transmissão das leishmanioses, e o carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa,…

35 minutos ago

Município de Reserva tem nova denúncia de negligência médica

A morte de Leonir Castanha dos Santos, de 62 anos, morador da localidade da Barrinha,…

1 hora ago

Entenda a diferença entre assédio e importunação sexual; Paraná já registra mais de 1.100 casos em 2026

O assédio sexual é o termo mais utilizado pelas pessoas em geral quando elas querem…

1 hora ago

AMCG define nova coordenação de Esportes nos Campos Gerais

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) definiu, nesta semana, a nova coordenação da…

2 horas ago