Política

Prefeitura de Reserva aumenta transparência em 2023 e supera média dos municípios do Paraná

A Associação de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) responsável pelo Radar de Transparência Pública, vinculado ao Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), atualizou o ranking recentemente do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), que examina anualmente vários aspectos do poder público em uma escala de 0 a 100%, Prefeitura de Reserva saiu de 74% para 79% e o legislativo, com 59%. O Paraná fechou com 73%.

‘’Temos bons frutos colhidos neste relatório e demonstra nossa capacidade de evoluir. Ano passado alcançamos 92% de respostas obrigatórias dos critérios do TCE, agora chegamos em 100%. Além de aumentarmos a porcentagem na média. Esses frutos são colhidos por uma grande equipe e todos, diretamente ou indiretamente, estão de parabéns. Vamos continuar a corrigir o que precisa nesta constante evolução’’, disse Jocélia Terezinha Faustin, secretária de Administração e Finanças.

Reserva em 2023 fica à frente das prefeituras da capital Curitiba [203ª], Cândido de Abreu [183ª], Imbituva [193ª], Telêmaco Borba [217ª], Ipiranga [246ª], Arapoti [274ª], Colombo [279ª],Irati [297ª], Imbaú [352ª], Ortigueira [370ª], Piraí do Sul [380ª].

A avaliação é realizada desde 2019 por membros escolhidos do tribunal e Reserva ficou entre as lanternas naquele ano, com 38,87% e sendo a terceira pior dos Campos Gerais, na frente de Guamiranga [393ª] e Figueira [397ª]. Em 2020 saímos dos últimos lugares para a 234ª. Até 2021, o município contava com um website visualmente ultrapassado e com informações desencontradas ou em falta nos dois endereços, adicionadas posteriormente, mas não com tempo da avaliação. A colocação voltou para 388º lugar.

No primeiro semestre de 2022 foi inaugurado o novo www.reserva.pr.gov.br/, repaginado, moderno e mais completo. Foram meses trabalhando, criando páginas, transferindo documentos, arquivos. Também no Portal da Transparência o mesmo cuidado em atender as exigências do TCE-PR. Além de melhorarmos as partes da ouvidoria e acesso à informação, o resultado foi a posição 168ª. Agora, em 2023, com aumento das exigências e da competitividade, oscilou para 179ª. O Legislativo caiu de 232ª para 292ª posição.

Fonte – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Reserva

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Acidente na BR-376 no Paraná deixa idoso em estado grave e causa interdição da rodovia

Um grave acidente foi registrado na tarde desta segunda-feira, por volta das 15h30, no km…

15 horas ago

Contran aprova resolução que acaba com a obrigatoriedade de autoescola para CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, nesta segunda-feira (1º), a resolução que muda o…

15 horas ago

Empresa de Reserva abre vaga para Auxiliar de Plataforma na recepção de leite

Uma empresa do Município está com oportunidade de emprego aberta para o cargo de Auxiliar…

16 horas ago

Patrulheiros da Sustentabilidade vão melhorar estradas rurais e conservar água e solo no Paraná

O Governo do Paraná lançou nesta segunda-feira (1º), no Teatro Guaíra, em Curitiba, o programa…

17 horas ago

Rede estadual do Paraná abre etapa final de matrículas para 2026

Com expectativa de atender cerca de 100 mil alunos, a Secretaria da Educação do Paraná…

17 horas ago

Agência do Trabalhador de Reserva anuncia vaga para auxiliar administrativo

A Agência do Trabalhador de Reserva divulgou a abertura de uma nova vaga de emprego…

19 horas ago