Política

Associação Acamarango, com apoio da Prefeitura de Reserva e Klabin, conquista importante reconhecimento

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Reserva e a Klabin, a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, por meio da Ambipar, realizaram na última quarta-feira (22) na sede da secretaria um evento da assinatura do contrato de parceria com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Anta Gorda (Acamarango) que estava completando seis anos. Houve uma comemoração com bolo, refrigerantes, doces e salgados.

Os desafios da Acamarango não foram poucos no seu início, principalmente envolvendo sua regularização. A situação foi mudando com a alteração de visão para o assunto da gestão pública e uma maior colaboração governamental para resolver a burocracia. Desde março 2021, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vem auxiliando a chefia da cooperativa na adequação dos documentos, como CNPJ inativo, atas e organização da estrutura que estavam inativos e depois no processo com o transbordo, em que o lixo não reciclável produzido em Reserva está indo para um lugar ecologicamente apropriado. O reciclado fica com a associação.

‘’Reconheço e admiro o trabalho que vocês realizam, não é nada fácil. Tínhamos uma visão de gestão há muitos anos sem uma política firme do setor. Um passo de cada vez e caminhando com segurança estamos buscando melhorias. Acredito que conseguimos alguns frutos e esse essa parceria está incluída’’, comentou o prefeito Lucas Machado.

A associação reservense atualmente é composta por 11 mulheres e Leonir dos Santos responde pela presidência. A Ambipar entrou em 2021 para ajudar na reestruturação da Acamarango e sua consolidação. Agora ela passou para um novo estágio, sendo a segunda do ramo na região. ‘’Ela passa a seguir um modelo que chamamos de semente. Com alguns padrões, de layout produtivo, de organização, limpeza do lugar, de apresentação desses profissionais no mercado. Colocam eles em um outro patamar como prestadores de serviços à Prefeitura’’, disse Juliana Navea, diretora de operações da Ambitar Ambipar Viraser.

Lei 12.305/2010

As associações de trabalhadores com recicláveis ganharam impulso com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em 2010 pelo governo federal. A partir disso, a Klabin viu uma oportunidade, através de um investimento do Projeto Puma, e entre os temas escolhidos resíduos sólidos foi um.

Começaram a analisar a microrregião, alertando as gestões para essa legislação. Houveram doações de equipamentos, galpões, barracões, caminhões de coleta seletiva para alguns municípios na época. Na sequência foram investidos recursos em campanhas de conscientização. Em 2020 ela adotou o modelo de terceirização na gestão do setor.

Compareceram

Estiveram presentes também no evento o secretário Ediam Carlos Grotto, o diretor de Meio Ambiente Fernando Wauricki, e a coordenadora de responsabilidade social da Klabin, Priscila Basile.

Fonte – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Reserva

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Moradora da localidade do Vau, em Reserva, está desaparecida e família pede ajuda para localizá-la

Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…

11 horas ago

Fim de semana em Reserva terá calor, instabilidade e chance de chuva, diz Simepar

A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…

13 horas ago

A novela continua: DER/PR homologa pavimentação entre Imbaú e Reserva

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…

14 horas ago

Bunge voltará a produzir farinha de trigo Rosa Branca em Ponta Grossa

A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…

14 horas ago

Telêmaco Borba passa a contar com carreta de saúde da mulher para pacientes do SUS

Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…

14 horas ago

Departamento de Esportes de Reserva realiza peneira de futsal para a Copa AMCG 2026

O Departamento de Esporte de Reserva realizará, em fevereiro, uma peneira de futsal com o…

15 horas ago