Economia

Paranaenses foram os mais endividados do país em 2023

Os paranaenses encerraram 2023 um pouco menos endividados do que quando o ano começou: 91,7% das famílias do estado possuíam algum tipo de dívida em dezembro. Em janeiro, 96,4% declaravam ter débitos a vencer, seja no cartão de crédito, carnês ou prestações da casa ou carro. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

Na média anual, o endividamento atingiu 94% dos paranaenses, colocando-os na primeira posição do ranking nacional dos mais endividados do país. Ao longo do ano, os paranaenses intercalaram o topo da lista com os gaúchos, no período de março a junho, e, em julho, com os mineiros. Nos demais meses de 2023 a população do Paraná recorreu com frequência ao crédito. O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, enfatiza que o endividamento não deve ser confundido com inadimplência. “Existem dívidas adimplentes e inadimplentes. A utilização do crédito através de compras parceladas contribui para o consumo das famílias. Mas a inadimplência é um problema para o comércio, consumidores e instituições que fornecem o crédito. Por mais que os paranaenses tenham recorrido bastante ao crédito em 2023, gerando endividamento, eles têm feito os pagamentos em dia”, destaca.

É o que demonstram os números. No Paraná, apenas 14,9% dos endividados possuíam contas em atraso em dezembro, mantendo o estado na 25ª posição no ranking nacional da inadimplência. A primeira posição ficou com o Rio Grande do Norte, onde mais da metade dos endividados (55,9%) está inadimplente. Já o percentual de paranaenses que reconhece não ter condições de quitar seus compromissos financeiros correspondeu a 5,1% em dezembro.

Faixa de rendimentos

O endividamento começou a cair a partir de agosto no estado, sobretudo pela redução das dívidas entre as famílias com renda mensal superior a dez salários mínimos. Estas encerraram 2023 com endividamento na casa dos 92,9%. Mas, nos meses de junho e julho, a parcela de endividados chegou a 97,6% nesta faixa de rendimentos. Já entre as famílias com renda até dez salários mínimos o endividamento foi mais contido e estável ao longo do ano, com ápice de 94,5% em julho, encerrando dezembro com 91,5%.

Tipo de dívida

O cartão de crédito foi o principal motivo do endividamento dos paranaenses ao longo de 2023. Em dezembro, concentrou 85,7% das dívidas. Por isso a Fecomércio PR vê como positiva a recente decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) que impôs o limite de 100% ao ano para os juros do crédito rotativo e que já se encontra em vigor.

O cartão de crédito é o tipo de dívida mais recorrente entre os brasileiros e foi a modalidade de dívida que mais cresceu depois da pandemia. Até então, as taxas de juros para quem não pagasse a fatura em dia ultrapassavam 440% ao ano. Segundo o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, a medida será benéfica para os paranaenses, já que são os mais endividados do país e o cartão concentra a maior parte das dívidas.

“Ainda que o paranaense seja considerado bom pagador, é muito difícil para a parcela da população que acaba atrasando o pagamento da fatura do cartão conseguir restabelecer o patamar de solvência e, principalmente, o nível de consumo. A decisão do Conselho Monetário Nacional minimiza a questão dos altos juros do crédito rotativo”, avalia Schmidt.

O financiamento de veículo correspondeu a 8,6% das dívidas em dezembro, seguido do financiamento de casa, com 5,8%. No decorrer do ano estes dois últimos fatores se alternaram, com predominância das dívidas motivadas pela prestação de automóvel.

Fonte – FeComércio – PR

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Acidente na BR-376 no Paraná deixa idoso em estado grave e causa interdição da rodovia

Um grave acidente foi registrado na tarde desta segunda-feira, por volta das 15h30, no km…

13 horas ago

Contran aprova resolução que acaba com a obrigatoriedade de autoescola para CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, nesta segunda-feira (1º), a resolução que muda o…

13 horas ago

Empresa de Reserva abre vaga para Auxiliar de Plataforma na recepção de leite

Uma empresa do Município está com oportunidade de emprego aberta para o cargo de Auxiliar…

14 horas ago

Patrulheiros da Sustentabilidade vão melhorar estradas rurais e conservar água e solo no Paraná

O Governo do Paraná lançou nesta segunda-feira (1º), no Teatro Guaíra, em Curitiba, o programa…

15 horas ago

Rede estadual do Paraná abre etapa final de matrículas para 2026

Com expectativa de atender cerca de 100 mil alunos, a Secretaria da Educação do Paraná…

16 horas ago

Agência do Trabalhador de Reserva anuncia vaga para auxiliar administrativo

A Agência do Trabalhador de Reserva divulgou a abertura de uma nova vaga de emprego…

17 horas ago