Paraná

Judiciário determina que seja fornecido Canabidiol a paranaense de sete anos de idade que tem indicação médica

Em resposta à ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Paraná, o Judiciário determinou que o Estado do Paraná e o Município de Paulo Frontin, no Sudeste do estado, forneçam Canabidiol à criança de sete anos de idade que tem prescrição para tratamento com o medicamento. A decisão liminar atende pedido feito em ação civil pública ajuizada pela Promotoria de Justiça de Mallet, sede da comarca, que comprovou que, apesar da indicação médica, as autoridades sanitárias não garantiram o remédio para a paciente.

A paciente, que tem diagnóstico de malformação cerebral, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e epilepsia, frequenta a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) desde os sete meses de idade e faz uso de medicações que não têm surtido efeito para melhora de seu quadro clínico, sendo o Canabidiol o mais indicado para seu tratamento. A apuração da Promotoria de Justiça demonstrou ainda que a família da paciente não tem condições financeiras de arcar com o medicamento, que custa R$ 722,85.

A negativa do fornecimento da medicação pelo Município de Paulo Frontin seria baseada no fato de o Canabidiol não estar contemplado na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), não sendo, portanto, fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na ação civil, o Ministério Público demonstrou, entretanto, que, embora ainda não conte com registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a indicação do uso do Canabidiol já consta de normativas recentes do Ministério da Saúde, uma vez que importantes estudos científicos atestaram seu uso terapêutico em determinados casos.

Ao deferir o pedido de tutela de urgência pleiteado pelo MPPR, o Judiciário reconheceu que ficou demonstrada a imprescindibilidade do medicamento e a ineficácia dos fármacos fornecidos pelo SUS. A decisão, expedida no último dia 23 de janeiro, fixa o prazo de 30 dias para o atendimento à determinação, sob pena da incidência de multa diária no valor de R$ 500 aos citados.

Ação Civil Pública 0001637-35.2023.8.16.0106

Fonte – Assessoria de Comunicação do MPPR

 

 

 

 

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Sobrinhos matam tia e deixam tio ferido após discussão no Paraná

Dois homens, de 18 e 20 anos, foram presos após confessarem ter matado a própria…

4 horas ago

Atletas de Tibagi conquistam três pódios no Campeonato Brasileiro de Canoagem no Rio de Janeiro

Os atletas de Tibagi se destacaram no Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom e Kayak Cross,…

5 horas ago

Tróia Leilões realiza Leilão Top do Criador nesta quarta-feira em Tibagi

Acontece nesta quarta-feira, 12 de novembro, a partir das 19h, o Leilão Top do Criador,…

5 horas ago

Reserva realiza 1º Fórum dos Direitos da Pessoa com Deficiência no dia 26 de novembro

A Prefeitura de Reserva, em parceria com o novo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência…

7 horas ago

Confira o guia prático para proteger a pele das crianças nos dias quentes

O Brasil é um país tropical, onde o calor está presente em quase todos os…

8 horas ago

Catequese diocesana define metas e diretrizes para 2026 durante encontro com o bispo

No CEPA, Centro de Espiritualidade Passionista, neste domingo, 09 de novembro, a Diocese de Ponta…

8 horas ago