Política

Visando o fortalecimento da agroindústria do município, Prefeitura de Reserva cria o Selo SIM

A Secretaria de Agricultura do município de Reserva divulgou na última sexta-feira, dia 8, o inicio do aguardado Serviço de Inspeção Animal (SIM). O primeiro selo foi para um frigorífico construído com recursos privados de um empreendimento familiar, na região de Anta Magra. No momento 20 pré-cadastrados estão passando pelo processo de formalização.

Os interessados devem procurar pessoalmente a secretaria nos dias úteis, das 7h30 às 11h30 e 13h às 17h, a Secretaria de Agricultura está localizada na Rua General Osório nº 677, esquina com a Rua Vicente Markovicz nº 221; e as dúvidas podem ser exclarecidas pelo WhatsApp (42) 99136-9072.

“É um sonho de muitos anos em nosso município. Através do SIM, nós conseguiremos acompanhar melhor os produtores rurais e as indústrias que produzem artigos de origem animal e comercializá-los no território municipal”, disse o prefeito Lucas Machado.

Assim como utilizado em outros municípios, o SIM beneficia a cadeia de produção, facilitando a fabricação nas normas e o comércio legal entre quem produz e revende para o consumidor. A certificação garante segurança e qualidade para todos os envolvidos. Os alimentos contendo carnes, peixes, leite, ovos, mel e subprodutos como queijos, própolis, doces são os principais itens relacionados ao tema.

Após realizar o primeiro contato, a equipe formada por representantes das secretarias de Agricultura e Vigilância Sanitária e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) vai criar um projeto específico com cronograma de acompanhamento frequente obedecendo às etapas de produção e legislações, passando pela fase da documentação e por último a liberação da equipe responsável pelo SIM. O projeto, as visitas, fiscalizações e a parte de documentação são gratuitas.

‘’O sistema de inspeção veio para auxiliar a agricultura familiar, os pequenos produtores, pois tendo o selo de inspeção, conseguem vender para os mercados, com isso aumentando a procura pelos produtos fiscalizados, considerando que certamente esse produto foi fiscalizado desde o início. Com isso não terá as incertezas se aquele produto é ou não bom para a alimentação de nossas famílias’’, reforça o entendimento a veterinária Liliana de Sousa Baia.

A legislação, que passou por aprovação no legislativo no final do ano passado, está na fase de conscientização e por enquanto não será obrigatória.

Fonte – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Reserva

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Dezembro derruba vagas de emprego em Reserva, mas município fecha 2025 com saldo positivo

Reserva encerrou dezembro com o pior desempenho do ano na geração de empregos formais e…

1 hora ago

Fevereiro segue com bandeira tarifária verde e sem cobrança extra na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…

4 horas ago

Prazo para adesão ao Simples Nacional acaba neste sábado

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…

4 horas ago

Carrapato e mosquito-palha: Saúde alerta para riscos e reforça cuidados

O mosquito-palha, responsável pela transmissão das leishmanioses, e o carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa,…

4 horas ago

Município de Reserva tem nova denúncia de negligência médica

A morte de Leonir Castanha dos Santos, de 62 anos, morador da localidade da Barrinha,…

5 horas ago

Entenda a diferença entre assédio e importunação sexual; Paraná já registra mais de 1.100 casos em 2026

O assédio sexual é o termo mais utilizado pelas pessoas em geral quando elas querem…

5 horas ago