O CineFlexx Telêmaco Borba terá uma tarde muito especial no próximo dia 4 de março. Como forma de contrapartida do projeto aprovado na Lei Paulo Gustavo, o cinema irá proporcionar uma sessão gratuita aos idosos do Asilo São Vicente de Paulo de Telêmaco. O objetivo é proporcionar uma experiência lúdica, cultural e de lazer para os idosos.
Durante o mês de março também serão realizadas outras contrapartidas sociais do projeto, entre elas sessões gratuitas para escolas públicas municipais e A.P.A.E. Ações como essa são realizadas frequentemente pelo cinema, com sessões especiais para autistas e, também, para alunos de escolas. Para a gerente do espaço, Silvana Lobascz, essas ações são uma forma de democratizar a alegria do cinema e da cultura.
“Oportunizar um dia diferente para essas pessoas é sempre muito gratificante. O cinema e a arte têm esse poder de transformar a realidade, fazer rir, chorar, se emocionar. Nossa missão aqui, também é levar este mundo de sonhos para as pessoas.”, comenta Silvana.
Em Telêmaco, o CineFlexx mantém a tradição da cultura cinematográfica, sendo o único cinema da cidade. Ativo desde 2022, sob esta gerência, o espaço realiza sessões especiais para escolas, aniversários e eventos. Para manter a infraestrutura e a qualidade das exibições, o cinema teve seu projeto selecionado na Lei Paulo Gustavo, que foi criada para incentivar e reaquecer o setor cultural, gravemente afetado pela pandemia da Covid-19. Por meio do recurso recebido, o cinema contará com novos equipamentos para tornar a experiência dos clientes ainda mais agradável.
Acessibilidade
Pensando na importância de ser um espaço democrático, tentando eliminar as diferenças e dificuldades de acesso, a estrutura do Cine Flexx é adaptada para receber pessoas com deficiência. Desde a entrada do espaço até às salas, o cinema contém rampas de acesso, iluminação adequada nos corredores, corrimões, espaços reservados para cadeirantes e banheiros adaptados. Além disso, o espaço está desenvolvendo ações de divulgação que explicam o que é e como evitar o capacistismo.
Capacitismo
O capacitismo é o preconceito social contra pessoas com alguma deficiência, seja ela física ou intelectual, dando a ideia de que elas são inferiores ou incapazes. Às vezes, essa discriminação vem disfarçada de brincadeiras, piadas e até mesmo por expressões utilizadas no dia a dia. Frases como “deu mancada” ou “você está cego?” são exemplos de capacitismo que acabam por normalizar esse preconceito camuflado.
O preconceito contra pessoas com deficiência é algo estrutural em nossa sociedade e, por isso, é preciso pensar em uma cultura anticapacitista. Além de trazer este debate para dentro das casas, as escolas também têm um papel fundamental para a desconstrução dessa visão discriminatória. O primeiro passo para sair deste ciclo é evitar expressões preconceituosas, ouvir o que as pessoas com deficiência têm a dizer sobre isso, como elas se sentem e educar as crianças para o caminho da diversidade.
Fonte – Assessorias
Moradores de Reserva devem ficar atentos a um golpe virtual que está circulando na cidade,…
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu, na manhã desta terça-feira (11), um homem de…
Um caso de abandono de incapaz chocou moradores de Maringá, no norte do Paraná, neste…
Um homem identificado como Ahmad Melqi, de 39 anos, foi encontrado morto na noite desta…
A PRVias, uma empresa Motiva, orienta que os motoristas redobrem a atenção ao trafegarem nas…
No dia 12 de novembro, a Fundação Bunge promove, em Ponta Grossa (PR), o primeiro…