A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) iniciou a substituição de tratores de colégios agrícolas e florestais. A primeira entrega, no sábado (9), aconteceu no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Olegário Macedo, uma das unidades contempladas. O colégio fica em Castro.
Os veículos também serão entregues nos próximos dias ao Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Arlindo Ribeiro, de Guarapuava, e ao Centro Estadual de Educação Profissional Florestal (Ceep) Presidente Costa e Silva, de Irati, ambos no Centro-Sul.
O objetivo é introduzir tecnologia de ponta no processo de mecanização destas instituições de ensino e contribuir para a formação de profissionais qualificados para lidar com as inovações no setor.
Os recursos para a aquisição do maquinário são do Governo do Estado, por meio da Seed-PR, e somam investimento de R$ 260 mil por veículo, totalizando R$ 780 mil nesta primeira etapa.
“Nosso planejamento é adquirir mais 20 tratores para equipar com tecnologia moderna todas as instituições agrícolas e florestais ainda em 2024”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, que fez a entrega ao colégio de Castro, que atende cerca de 400 alunos.
Os tratores são da marca New Holland, com tração integral e 100 cavalos de potência, o que deve proporcionar mais conforto ao operador e segurança nas atividades práticas no campo.
“É um marco significativo para os colégios agrícolas, uma vez que os equipamentos utilizados pelos professores e alunos estavam obsoletos, em desacordo com as demandas do setor agrícola no que diz respeito à tecnologia”, reforçou o coordenador dos colégios agrícolas e florestais na Seed, Renato Hey Gondin.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – A rede estadual de educação do Paraná conta atualmente com 22 colégios agrícolas e dois florestais. O mais recente começou a funcionar este ano, no município de São Mateus do Sul, na região Sul do Estado. Outras duas instituições na mesma modalidade estão sendo implantadas e devem ser inauguradas nos próximos meses: uma em Sapopema e outra em Goioerê. Os colégios atendem cerca de 10 mil estudantes em todas as regiões do Paraná e ofertam os cursos de técnico agrícola e técnico florestal.
Fonte – Agência Estadual de Notícias
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…
Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…
O mosquito-palha, responsável pela transmissão das leishmanioses, e o carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa,…
A morte de Leonir Castanha dos Santos, de 62 anos, morador da localidade da Barrinha,…
O assédio sexual é o termo mais utilizado pelas pessoas em geral quando elas querem…
A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) definiu, nesta semana, a nova coordenação da…