O jornalista Edivaldo Oberek (59), no próximo dia 1º de Abril, verá completar a primeira década de existência, do site Oberekando, de Telêmaco Borba. Para marcar esta data, dois fatos: O lançamento do livro ‘De Jornalista a Jornaleiro’ e a apresentação do Stand Up, com o mesmo título da obra, que se dará na Casa da Cultura de Telêmaco Borba, no Teatro Maestro Sirinho, no dia 06 de abril, às 20 horas.
No Stand Up, que será na visão de Oberek, o maior desafio, – pois apesar dele, ser bem humorado e ter poucas e boas passagens cômicas em sua vida pessoal -; mergulhar-se a uma apresentação de humor é a expectativa em se fazer pela primeira vez, algo!
Claro que a falta de não falar o Inglês, ao menos básico, permeia ambas as atrações!
Tanto o livro, quanto o Stand Up, dá protagonismo à vida dele, especialmente quando viveu como jornaleiro e lavador de pratos em Dublin, capital da Irlanda, após desde 1996 ter entrado no Jornalismo e ter sido assessor de imprensa de uma faculdade em Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí.
“Os fatos vividos, e cômicos, não só na Irlanda, nos três anos e meio; mas quase que em minha vida toda, tenho certeza que são combustíveis positivos, para o amor que tenho a tudo que passei… na terra do U2 e São Patrick, sobretudo, pois virei um fã ardoroso daquele País. No entanto, você pode ir a qualquer lugar do mundo, mas voltar a ver sua família, seu banheiro, e sua cama, novamente, não tem dinheiro que pague! E o Brasil, dificuldades à parte, sem parâmetro para nós, do quanto o amamos! ”.
EDIVALDO OBEREK E O OBEREKANDO
Nascido em Telêmaco Borba em 20 de outubro de 1965, Edivaldo é jornalista (DRT/PR 6779), graduado em Comunicação Social pelas Faculdades Maringá (2004 – Maringá) e em Geografia pela Fafijan (1998 – Jandaia do Sul), com Especialização em Comunicação Visual e Mídias Interativas pela Unopar (2006 – Londrina). A Graduação em Advanced Diploma in Commercial Management, (Gestão Comercial, em tradução livre), pela SELA (Skills & interprise Development Academy), de Dublin, aqui é quase que desconsiderada, mas importante ser citada. Curso feito em Dublin – Irlanda, mas por regra da Instituição, expedido diploma, porém, por problemas de saúde e internação, não fora possível frequência regulamentar.
O surgimento do Site Oberekando se deu num momento sombrio à Telêmaco, aonde os meios de comunicação e jornais na época existentes, quase que em sua maioria, tinham manchetes que exaltavam uma Texas-Borba, “adjetivo ao qual repudio, e tento esquecer, por amar a Capital do Papel, mas é necessário aqui situar-se”. Isso, em 1º de Abril de 2014.
“Todas as linhas editorais dos demais meios de comunicação são importantes, trazem informação e quando se diferem, mostram variedades de conteúdo, e isso é salutar”, destaca o jornalista. No entanto, o diretor do Oberekando tem consciência que a escolha do Site, no que publica, não traz um mar de visualização, justamente por abrir mão de política-partidária e segurança pública”.
Além dos patrocinadores do Oberekando, para este duplo evento, ressalta Oberek, o apoio da Escola Fisk e do Dr. André Coraiola. Também, da diagramadora e impressora do livro, a Gráfica do Valdir.
Acompanhar a obra De Jornalista… a Jonaleiro) do nobre escritor Edivaldo Oberek foi de uma bonita sensibilidade. Narrativa tanto cômica, alegre, como nostálgica. Um detalhe muito importante foi a sua especial personalidade, pois passando por momento em outro país, longe da família, amigos, outras situações, sempre expressou o seu sorriso feito uma bandeira única de pessoa que por onde vá, a espontaneidade será de conquistas positivas. Maravilhosa narrativa.
Muitíssimo obrigado, cara Carmem! Fico lisonjeado por demais! Inclusive, tive nesta noite, o Portal Reserva News, me prestigiando… um orgulho a mim. Obrigado Carmem, obrigado João, obrigado ReservaNews!