Regional

Destaque na agropecuária e no turismo, Tibagi comemora 152 anos nesta segunda

Tibagi completa 152 anos de emancipação política nesta segunda-feira (18). A cidade, que faz parte da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), é reconhecida em todo país pelas riquezas provenientes do setor agropecuário e também pelo amplo potencial turístico. Em períodos recentes, Tibagi também conquistou uma série de investimentos que possibilitaram a realização de obras públicas, melhorias nas áreas de educação, saúde, entre outras.

O prefeito de Tibagi, Artur Butina, fez um discurso durante a cerimônia de hasteamento das bandeiras e exaltou o orgulho em poder representar a cidade.

“É uma satisfação imensa poder fazer parte deste momento. Quem conhece nossa história, sabe que Tibagi tem muitos diferenciais. Sempre fomos um município abençoado com muitas riquezas. Parabenizo a todos os tibagianos que, diariamente, trabalham pela nossa cidade. Sem vocês, nada seria possível”, enalteceu.

Para celebrar a data histórica, a gestão local promoveu um cronograma de eventos, que teve início ainda no fim de semana, a programação incluiu uma sequência de apresentações musicais, que antecederam o show nacional com a dupla Matogrosso & Mathias. Também foi realizada a tradicional ‘Hora Cívica’ e o Festival de Pesca no Parque Ecológico Passo do Risseti.

Visita do Governador

Durante a fala, Butina também lembrou a visita do governador Ratinho Junior ao município, realizada na última semana. O evento marcou a entrega de uma série de obras que, ao todo, somam quase R$ 9 milhões em investimentos. Entre elas, estão dois CMEIS: o Aquarela, que a partir de agora será chamado Professora Mirian Aparecida da Rosa Rocha; e o São Bento, que se chamará Professora Rosecléia Schornobay.

No segundo ato foram inauguradas pelo prefeito e pelo governador duas obras de pavimentação: da rua Des. Mercer Júnior, que foi a primeira rua que recebeu calçamento em Tibagi; e das três ruas de acesso ao bairro São José, o maior do município; e da rua São Vicente de Paula, na Vila Vicentina, que dá acesso à Orla do Rio Tibagi. Por fim, também foi inaugurada a ampliação da UBS do São Bento.

Na oportunidade, o prefeito destacou que o governador faz uma gestão municipalista e que Tibagi é um desses contemplados. Além das obras inauguradas ontem, diversas outras contam com o apoio do Governo do Paraná e somam quase R$ 20 milhões. A subprefeitura do São Bento já está concluída. Outros investimentos importantes são a pavimentação da avenida João Talevi, em Caetano Mendes, e a nova ponte e a pavimentação da estrada rural que dão acesso à comunidade rural do Barreiro.

Conheça Tibagi

A cidade é considerada a capital do turismo de aventura. Os principais destaques da cidade são: o Parque Estadual do Guartelá, sexto maior Cânion em extensão do mundo e único com vegetação nativa; os saltos Santa Rosa e Puxa Nervos; e o Carnaval, época do ano em que a cidade fica lotada. Para aqueles que gostam de aventura, Tibagi oferece opções de rapel, rafting, canoagem, voo livre e cascading.

Fonte – AMCG

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Reserva ganha nova loja de autopeças com linha leve e pesada

O município de Reserva passa a contar, a partir da próxima semana, com uma nova…

8 horas ago

Ana Castela confirma status de fenômeno diante de 228 mil pessoas no Verão Maior Paraná

Se existe uma receita para se tornar um fenômeno, a cantora Ana Castela parece ser…

12 horas ago

Dezembro derruba vagas de emprego em Reserva, mas município fecha 2025 com saldo positivo

Reserva encerrou dezembro com o pior desempenho do ano na geração de empregos formais e…

13 horas ago

Fevereiro segue com bandeira tarifária verde e sem cobrança extra na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…

16 horas ago

Prazo para adesão ao Simples Nacional acaba neste sábado

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…

16 horas ago

Carrapato e mosquito-palha: Saúde alerta para riscos e reforça cuidados

O mosquito-palha, responsável pela transmissão das leishmanioses, e o carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa,…

16 horas ago