Regional

TCE-PR revoga cautelar que suspendia compra de miniescavadeira em Tibagi

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) decidiu revogar a medida cautelar que havia homologado em outubro do ano passado para suspender o andamento do Pregão Eletrônico nº 48/2023, lançado pelo Município de Tibagi, com o objetivo de adquirir uma miniescavadeira hidráulica pelo valor máximo de R$ 325 mil.

Os conselheiros tomaram a medida ao julgarem improcedente o mérito de Representação da Lei nº 8.666/1993 (Lei de Licitações e Contratos) formulada pela Yamadiesel Comércio de Máquinas Ltda. a respeito da licitação. Com isso, a prefeitura está autorizada a dar prosseguimento ao certame.

Mérito

Quando da emissão da medida cautelar, o relator do processo, conselheiro Ivens Linhares, havia dado razão à argumentação apresentada pela representante na ocasião. A empresa, que havia vencido a disputa, alegou que outra participante interpôs recurso administrativo afirmando que o maquinário da Yamadiesel não atendia ao descrito no edital. Com isso, o pregoeiro desclassificou esta última.

Ainda de acordo com a representante, o município a eliminou com contrarrazões sem fundamentações técnicas e declarou a empresa que interpôs o recurso administrativo como vencedora. Assim, a Yamadiesel solicitou a concessão de medida cautelar, no que foi bem-sucedida.

Entretanto, em seu voto sobre o mérito do processo, Linhares explica que, “ao analisar de forma mais aprofundada o presente certame, observo que os argumentos e documentos colacionados aos autos afastam a verossimilhança da alegação de irregularidades ocorridas no Edital de Pregão Eletrônico nº 48/2023”, destacando ainda “que a municipalidade aplicou as normas do procedimento licitatório de maneira equânime entre as empresas, atentando-se, ainda, ao princípio da vinculação ao instrumento convocatório”.

Decisão

Os demais membros do órgão colegiado do TCE-PR acompanharam, de forma unânime, o voto do relator na Sessão de Plenário Virtual nº 3/2024, concluída em 29 de fevereiro. Cabe recurso contra a decisão contida no Acórdão nº 487/24 – Tribunal Pleno, veiculado no dia 11 de março, na edição nº 3.167 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC).

Fonte – Diretoria de Comunicação Social do TCE/PR

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Reserva ganha nova loja de autopeças com linha leve e pesada

O município de Reserva passa a contar, a partir da próxima semana, com uma nova…

6 horas ago

Ana Castela confirma status de fenômeno diante de 228 mil pessoas no Verão Maior Paraná

Se existe uma receita para se tornar um fenômeno, a cantora Ana Castela parece ser…

10 horas ago

Dezembro derruba vagas de emprego em Reserva, mas município fecha 2025 com saldo positivo

Reserva encerrou dezembro com o pior desempenho do ano na geração de empregos formais e…

11 horas ago

Fevereiro segue com bandeira tarifária verde e sem cobrança extra na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…

14 horas ago

Prazo para adesão ao Simples Nacional acaba neste sábado

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…

14 horas ago

Carrapato e mosquito-palha: Saúde alerta para riscos e reforça cuidados

O mosquito-palha, responsável pela transmissão das leishmanioses, e o carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa,…

14 horas ago