Paraná

Cautelar do TCE-PR suspende compra de coletes balísticos pelo governo estadual

As supostas irregularidades em relação à adesão a ata de registro de preços do Estado de Alagoas levaram o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) a emitir medida cautelar que suspende o contrato firmado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR) para a aquisição de 7.940 coletes balísticos, no valor total de R$ 16.365.610,40.

A cautelar foi concedida por meio de despacho expedido pelo conselheiro Ivan Bonilha em 26 de março. O TCE-PR acatou Representação da Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021) formulada pelo Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (Simde) em face da solicitação de excepcionalidade para a adesão à ata de registro de preços oriunda do Edital de Pregão Eletrônico Internacional nº 10.163/23 – Processo Administrativo nº E:02100.0000000112/2023 do Estado de Alagoas, concernente à aquisição de coletes balísticos nível III-A para o Estado do Paraná.

Bonilha explicou que a justificativa para o pedido de excepcionalidade foi fundamentada na suspensão do Pregão Internacional Sesp-PR nº 968/23, para a aquisição de 16.237 coletes balísticos, programado inicialmente para 20 de dezembro de 2023 e suspenso na mesma data para ajustes, devido a erro no cadastro dos itens na plataforma ComprasGov. Ele lembrou que o governo estadual alegara que a validade de aproximadamente 8.000 coletes balísticos expiraria em 2024.

O conselheiro afirmou que, a princípio, a autorização de excepcionalidade para adesão a ata de diferente ente federativo foi formalizada sem prévia análise jurídica e técnica, fundamentando-se na questão do mérito administrativo – conveniência e oportunidade -, com base na justificativa apresentada pelo órgão solicitante. Bonilha também ressaltou que, aparentemente, a ata do Estado de Alagoas não poderia ser utilizada, pois difere das especificações técnicas do edital de Pregão Sesp-PR nº 968/23.

O relator destacou, ainda, que é necessário apurar a regularidade do Contrato de Compra nº 1228/23, firmado entre o Estado do Paraná e a empresa MKU Limited em 19 de dezembro de 2023, pois na ocasião da assinatura do ajuste o produto a ser entregue pela empresa contratada não atendia mais aos requisitos de habilitação técnica, porque a certificação dos coletes comprados já estava suspensa pela entidade certificadora.

O Tribunal intimou a Sesp-PR para ciência e cumprimento imediato da cautelar; e citou os responsáveis pela licitação para apresentação de justificativas em relação às irregularidades apontadas em até 15 dias. Caso não seja revogada, os efeitos da medida cautelar perduram até que o TCE-PR decida sobre o mérito do processo.

Fonte – Diretoria de Comunicação Social do TCE/PR

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Reserva ganha nova loja de autopeças com linha leve e pesada

O município de Reserva passa a contar, a partir da próxima semana, com uma nova…

16 horas ago

Ana Castela confirma status de fenômeno diante de 228 mil pessoas no Verão Maior Paraná

Se existe uma receita para se tornar um fenômeno, a cantora Ana Castela parece ser…

19 horas ago

Dezembro derruba vagas de emprego em Reserva, mas município fecha 2025 com saldo positivo

Reserva encerrou dezembro com o pior desempenho do ano na geração de empregos formais e…

21 horas ago

Fevereiro segue com bandeira tarifária verde e sem cobrança extra na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…

24 horas ago

Prazo para adesão ao Simples Nacional acaba neste sábado

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…

24 horas ago

Carrapato e mosquito-palha: Saúde alerta para riscos e reforça cuidados

O mosquito-palha, responsável pela transmissão das leishmanioses, e o carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa,…

24 horas ago