Saúde

Seguindo tendências de outros lugares, Reserva registra aumento de casos de dengue; população deve redobrar cuidados

A Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária do município de Reserva divulgou nesta quarta-feira (3) o boletim atualizado da dengue, com 108 casos confirmados, 401 notificações, 255 sendo investigados, 38 descartados e três pessoas hospitalizadas. Segundo mapeamento, as regiões do Ferreira, Vila Martins e Jardim Paraná concentram a maior número de positivos.

A Prefeitura vem realizando diversas ações para combater os focos do mosquito. Na semana passada, entre os dias 26 a 28 de março, uma ação conjunta entre as secretarias foi realizada com intuito de retirar pneus e entulhos nas ruas e terrenos baldios com auxílios dos caminhões e da moderna Bobcat, a minicarregadeira com vassoura. Na área educacional, palestras com as crianças das escolas sobre a importância da prevenção.

O Paraná está em estado de emergência desde o último dia 14 com possibilidade de renovação após 90 dias e Reserva conta com um comitê específico de enfrentamento com dez membros das secretarias, executivo e legislativo.

Colaboração

As denúncias de locais irregulares podem ser registradas na Ouvidoria da Saúde, no WhatsApp +55 42 9925-1107, na Ouvidoria Geral Municipal no e-mail asscomprefeituradereserva@gmail.com e pela plataforma Fala BR https://falabr.cgu.gov.br/web/home? modoOuvidoria=1 com sua conta Gov.br. Também pessoalmente no departamento de Vigilância Sanitária, que fica na Rua Polônia, número 882, no Centro, nos dias de semana.

‘’Detalhar a ocorrência ao máximo, contando o endereço do lugar. O foco está em uma casa? No lote vago? Existem objetos que acumulam água parada? Respondendo essas perguntas, agiliza a ação’’, explicou Olinda Fernandes da Cruz, agente de combate a endemias.

Fique atento(a)

A prevenção é a melhor forma de combate. Coloque areia em vasos e pratos de plantas, evitando acumular água em pneus, latas e garrafas, limpar e manter fechada a caixa d´ água, receber os agentes de endemias.

Os principais sintomas, febre alta a partir de 38 graus, dores pelo corpo e nas articulações; mal-estar; falta de apetite; dores de cabeça; manchas vermelhas; podem aparecer em até 15 dias depois da infecção pelo mosquito conhecido cientificamente por Aedes aegypti Com febre e outros dois sinais citados, a pessoa deve procurar a unidade básica mais próxima ou Pronto Atendimento Municipal (PAM).

Fonte – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Reserva

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Após chuvas, Reserva e mais 4 localidades da região estão com o abastecimento paralisado devido à falta de energia

A Sanepar informou em nota oficial, por volta das 12 horas deste sábado, dia 08,…

15 horas ago

Enem 2025: saiba o que é permitido levar no primeiro dia de provas

As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste…

17 horas ago

Tornado causa destruição e deixa 6 mortos e ao menos 430 feridos no Paraná

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e os serviços de saúde atenderam, até…

18 horas ago

Município de Rio Bonito do Iguaçu foi atingido por um tornado, confirma Simepar

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou como um tornado a…

18 horas ago

Veiculo colide contra caminhão estacionado e deixa condutora com lesões graves

No começo da tarde desta sexta-feira, dia 07, por volta das 13h00, na altura do…

1 dia ago

Catálogo de produtos artesanais da região será lançado durante a ExpoIpiranga

A 1ª edição do Catálogo de Produtos da região será lançada de 4 a 7…

1 dia ago