Política

CCJ aprova proteção aos produtores de leite do Paraná, para beneficiar 70 mil famílias

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta terça (16/4) parecer favorável ao projeto de lei 201/2024, que protege a cadeia produtiva do leite no Estado.

A proposta encaminhada pelo Poder Executivo altera a lei 13.212/ 2001 e acaba com a isenção do ICMS concedida a estabelecimentos que importam leite em pó e queijo muçarela. Por causa do benefício, em vez de produzir, empresas estavam importando, principalmente de países do Mercosul, como Argentina, Uruguai e Paraguai. Isso criava uma concorrência injusta e poderia levar ao encerramento da produção de leite e queijo em milhares de propriedades paranaenses.

“É um projeto realmente muito importante e a gente reconhece essa ação do Governo do Estado, justamente para sustentar uma das mais importantes cadeias que a gente tem”, destaca o deputado estadual Tiago Amaral (PSD), presidente da CCJ.

Equilíbrio para o produtor local

O relator do projeto na CCJ, deputado Márcio Pacheco (PP), lembra que havia uma reivindicação muito forte sobre a questão: “O Governo mandou esse projeto com essa sensibilidade, para atender de fato às dificuldades muitas que o setor de produção de leite e queijos no Paraná tem sofrido”.

Para o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), “é uma medida importante, que retira um benefício fiscal, a redução de base de cálculo, de leite em pó e muçarela importados, dando equilíbrio para o produtor local”.

Já o deputado Luiz Fernando Guerra (União) parabenizou o Governo do Estado pelo envio do projeto: “Tenho certeza de que será de grande valia e beneficiará toda uma cadeia que, realmente, é extremamente importante na economia do nosso Estado”.

Mais dinheiro nas cidades pequenas

O Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil. Entre 60 mil e 70 mil famílias sobrevivem da produção de leite no Estado.

Segundo Tiago Amaral, “a pecuária leiteira é um setor que atende às famílias e às regiões mais isoladas, onde a produção da soja e das grandes culturas de grãos não consegue chegar. Então, o projeto que passamos na CCJ é fundamental para garantir mais dinheiro nas cidades pequenas, melhorando a vida dos pequenos produtores”.

Após receber o parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça, o projeto será analisado pelas comissões de Finanças e de Agricultura, antes de ser votado em plenário.

Fonte – Assembleia Legislativa do Paraná

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Dezembro derruba vagas de emprego em Reserva, mas município fecha 2025 com saldo positivo

Reserva encerrou dezembro com o pior desempenho do ano na geração de empregos formais e…

1 hora ago

Fevereiro segue com bandeira tarifária verde e sem cobrança extra na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…

4 horas ago

Prazo para adesão ao Simples Nacional acaba neste sábado

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…

4 horas ago

Carrapato e mosquito-palha: Saúde alerta para riscos e reforça cuidados

O mosquito-palha, responsável pela transmissão das leishmanioses, e o carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa,…

4 horas ago

Município de Reserva tem nova denúncia de negligência médica

A morte de Leonir Castanha dos Santos, de 62 anos, morador da localidade da Barrinha,…

5 horas ago

Entenda a diferença entre assédio e importunação sexual; Paraná já registra mais de 1.100 casos em 2026

O assédio sexual é o termo mais utilizado pelas pessoas em geral quando elas querem…

5 horas ago