Polícia

21 de abril, Dia do Patrono das Polícias Militares e Civis

“Se dez vidas eu tivesse, dez vidas daria”. A frase faz relembrar neste domingo, dia 21 de abril, o dia da morte de Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido por Tiradentes, morto em 21 de abril de 1792.

Diante da sua bravura, Tiradentes foi instituído Patrono das Polícias Militares e Civis do Brasil e da nação brasileira.

Desde 1965, a data é celebrada em memória ao alferes , imortalizado pela sua importância na Inconfidência Mineira e, especialmente para as Instituições que se inspiraram nos mesmos princípios de luta em defesa da sociedade.

Tiradentes nasceu em 12 de novembro de 1746, na então Capitania de Minas Gerais, durante o Brasil Colonial. O apelido lhe foi dado por desempenhar a atividade de dentista amador. Foi também alferes da Cavalaria dos Dragões Reais de Minas, a força militar atuante na Capitania de Minas Geras e subordinada à Coroa Portuguesa.

Diante de sua história de luta na Inconfidência Mineira, Tiradentes é considerado um herói nacional. Lutou pela independência do Brasil, num período em que se travou o embate ao domínio e a exploração de Portugal.

Neste cenário, Tiradentes é denominado Patrono das Polícias Militares e Civis por não ter se curvado e nem se intimidado, demonstrando espírito de corpo e garra, observado nas atuações dos Policiais Militares em prol da paz social.

O Portal Reserva News parabeniza todos os policiais civis e militares pela dedicação em servir e proteger a sociedade.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Tradução em tempo real chega ao WhatsApp para mensagens individuais e grupos

O WhatsApp acaba de anunciar um novo recurso que promete facilitar a vida de quem…

12 horas ago

Reserva monta força-tarefa e presta socorro a mais de 55 famílias atingidas por temporais

A Prefeitura de Reserva, por meio da Secretaria de Obras e do Posto da Brigada…

12 horas ago

Dia Internacional das Línguas de Sinais é celebrado nesta terça-feira (23)

Nesta terça-feira (23), é celebrado o “Dia Internacional das Línguas de Sinais”, instituído pela Assembleia…

13 horas ago

Seleção Sub-13 de Reserva vai disputar a Copa 4 Ventos em Castro

A Seleção Sub-13 de Reserva teve sua participação confirmada na Copa 4 Ventos, competição que…

14 horas ago

Cooperativa de reciclagem de Telêmaco Borba, com apoio da Klabin, tem a maior renda do país

A transformação de resíduos em oportunidades sociais, ambientais e econômicas é uma realidade na região…

15 horas ago

Ratinho Junior sanciona lei que reduz IPVA no Paraná para a menor alíquota do país

Agora é lei: o Paraná tem o menor IPVA do Brasil. A nova alíquota do…

15 horas ago