Economia

Endividamento segue em queda no Paraná e inadimplência fica abaixo da média nacional

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), mostra nova redução em abril. Mesmo sutil, o percentual de paranaenses com algum tipo de dívida baixou de 90,5% em março para 90,3% em abril, refletindo uma melhoria progressiva nos níveis de endividamento e inadimplência no estado.

A inadimplência teve uma evolução ainda mais evidente, passando de 14,3% para 13,5%. E a parcela de endividados sem condições de pagar suas dívidas saiu de 4,6% para 4,2%.

Apesar das sucessivas reduções do endividamento desde agosto de 2023, os paranaenses continuam como os mais endividados do país, segundo o ranking da CNC, considerando que a média nacional ficou em 78,5% em abril.

Entretanto, a inadimplência dos brasileiros é mais que o dobro dos paranaenses, com 28,6% de famílias com contas em atraso. No quesito inadimplência, o Paraná é o penúltimo estado da lista de consumidores com contas atrasadas. O estado com maior número de inadimplentes é o Rio Grande do Norte, onde o pagamento das dívidas após o vencimento atinge 55,9% dos endividados.

Enquanto nas famílias paranaenses de menor renda o endividamento se manteve na casa dos 90,4%, entre as famílias com renda acima de dez salários mínimos o indicador caiu de 91,1% em março para 89,9% em abril. Pela primeira vez ao longo dos últimos 13 meses as famílias mais abastadas ficaram menos endividadas do que as famílias de menor renda. Também houve redução na inadimplência nesta faixa de renda, saindo de 11,3% em março para 9,5% em abril. Entre as famílias com rendimentos até dez salários mínimos a parcela de inadimplentes reduziu de 15% para 14,4% na variação mensal.

Fonte – Assessoria de Imprensa FeComercio – PR

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Secretaria de Saúde de Reserva está em novo endereço; confira

A Secretaria Municipal de Saúde de Reserva comunica à população que agora atende em um…

5 minutos ago

Mais de 1,1 mil pessoas registram intenção de doação de Órgãos em cartórios do Paraná

No próximo dia 27 de setembro, o Brasil celebra o Dia Nacional da Doação de…

2 horas ago

Tornado destrói cidade no Paraná, deixa desalojados e danifica cerca de mil casas

A cidade de Santa Maria do Oeste, na região central do Paraná, foi destruída por…

2 horas ago

Últimos dias para se inscrever no vestibular da UEPG: prazo vai até 30 de setembro

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), nos Campos Gerais do Paraná, está com inscrições…

3 horas ago

ONG alerta para crescimento do trabalho infantil entre crianças de 5 a 9 anos

O aumento do trabalho infantil entre crianças de 5 a 9 anos, na passagem de…

3 horas ago

Reserva mantém 10 casos confirmados de dengue no ano; nenhum novo registro desde julho

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou os dados mais recentes relacionados à dengue e chikungunya.…

3 horas ago