Saúde

Campanha da Polimielite e atualização da Covid começam nesta semana em Reserva

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta segunda-feira (27) detalhes das vacinações contra a pólio, em crianças de dois meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias e a Covid, quase o mesmo público-alvo, sendo seis meses ao completar 5 anos, seguindo determinações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). O cartão SUS ou CPF e a carteirinha serão pedidos. No interior segue a orientação do enfermeiro local.

A tradicional vacinação da gotinha da poliomelite está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), começando nesta segunda-feira e terminando em 14 de junho. O ‘Dia D’ está programado para 8 de junho, o primeiro sábado do mês, das 8h às 16h, nas mesmas seis unidades. A meta é atingir 95% de cobertura da vacina durante o ano.

Os menores de um ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal atual para o esquema primário aos dois, quatro e seis meses de idade (três doses da Vacina Inativada Poliomielite — VIP). A poliomielite também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que, em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. No Paraná, o último registro da doença foi em 1986, em São José dos Pinhais. Já no Brasil, o último caso foi registrado em 1989, na Paraíba. A poliomielite está erradicada no Brasil há 30 anos.

Mudando de assunto…

Voltando à vacinação infantil também da Covid, os pais ou responsáveis podem procurar a UBS mais próxima, na zona urbana, às quartas-feiras. A SpikeVax XBB, da fabricante Moderna, é amplamente utilizada em diversos países e tem a vantagem adicional de ser adaptada para a variante XBB.1.5, uma subvariante da Ômicron que apresenta alta resistência imunológica e se propaga rapidamente. O Governo Federal introduziu no final de 2023 a imunização anual da Covid no calendário de rotina.

COVID: Confira como fica o esquema vacinal:

Crianças de 6 meses a 4 anos de idade (não vacinadas) – 2 doses – quatro semanas entre as doses

Crianças de 6 meses a 4 anos de idade (vacinação completa – três doses) – 1 dose – intervalo mínimo de três meses da dose mais recente

Crianças de 6 meses a 4 anos de idade (vacinação incompleta – a depender do número de doses já recebidas) – 1 ou 2 doses – a partir de quatro semanas entre as doses: completar o esquema com a vacina XBB.

Fonte – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Reserva

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Reserva ganha nova loja de autopeças com linha leve e pesada

O município de Reserva passa a contar, a partir da próxima semana, com uma nova…

8 horas ago

Ana Castela confirma status de fenômeno diante de 228 mil pessoas no Verão Maior Paraná

Se existe uma receita para se tornar um fenômeno, a cantora Ana Castela parece ser…

11 horas ago

Dezembro derruba vagas de emprego em Reserva, mas município fecha 2025 com saldo positivo

Reserva encerrou dezembro com o pior desempenho do ano na geração de empregos formais e…

13 horas ago

Fevereiro segue com bandeira tarifária verde e sem cobrança extra na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…

16 horas ago

Prazo para adesão ao Simples Nacional acaba neste sábado

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…

16 horas ago

Carrapato e mosquito-palha: Saúde alerta para riscos e reforça cuidados

O mosquito-palha, responsável pela transmissão das leishmanioses, e o carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa,…

16 horas ago