Profissionais das 15 Unidades Básicas de Saúde do município de Palmeira contaram com matriciamento e educação continuada na última semana.
As linhas de cuidado materno infantil e das gestantes foram abordadas no encontro. “Iniciamos com uma breve apresentação do Qualicis”, contou a enfermeira do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), Sabrina Dátola.
O Qualicis é o Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios de Saúde e prevê a melhoria do atendimento à população e a educação permanente da Rede de Atenção à Saúde.
Médico do CimSaúde, Otacílio Couto, destacou a estratificação de risco, o preenchimento correto da carteirinha da gestante, além do protocolo utilizado em caso de toxoplasmose. “Seguimos a diretriz nacional de conduta clínica”, aponta Sabrina, citando nota técnica do Ministério da Saúde, que estima que haja entre 5 a 23 crianças infectadas a cada 10 mil nascidos vivos. “Geralmente não há manifestações clínicas durante a gestação, por isso a necessidade de investigação, logo nos primeiros meses”, esclarece a enfermeira.
Fonte – CimSaúde
A Sanepar informou em nota oficial, por volta das 12 horas deste sábado, dia 08,…
As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste…
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e os serviços de saúde atenderam, até…
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou como um tornado a…
No começo da tarde desta sexta-feira, dia 07, por volta das 13h00, na altura do…
A 1ª edição do Catálogo de Produtos da região será lançada de 4 a 7…