Profissionais das 15 Unidades Básicas de Saúde do município de Palmeira contaram com matriciamento e educação continuada na última semana.
As linhas de cuidado materno infantil e das gestantes foram abordadas no encontro. “Iniciamos com uma breve apresentação do Qualicis”, contou a enfermeira do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), Sabrina Dátola.
O Qualicis é o Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios de Saúde e prevê a melhoria do atendimento à população e a educação permanente da Rede de Atenção à Saúde.
Médico do CimSaúde, Otacílio Couto, destacou a estratificação de risco, o preenchimento correto da carteirinha da gestante, além do protocolo utilizado em caso de toxoplasmose. “Seguimos a diretriz nacional de conduta clínica”, aponta Sabrina, citando nota técnica do Ministério da Saúde, que estima que haja entre 5 a 23 crianças infectadas a cada 10 mil nascidos vivos. “Geralmente não há manifestações clínicas durante a gestação, por isso a necessidade de investigação, logo nos primeiros meses”, esclarece a enfermeira.
Fonte – CimSaúde
O WhatsApp acaba de anunciar um novo recurso que promete facilitar a vida de quem…
A Prefeitura de Reserva, por meio da Secretaria de Obras e do Posto da Brigada…
Nesta terça-feira (23), é celebrado o “Dia Internacional das Línguas de Sinais”, instituído pela Assembleia…
A Seleção Sub-13 de Reserva teve sua participação confirmada na Copa 4 Ventos, competição que…
A transformação de resíduos em oportunidades sociais, ambientais e econômicas é uma realidade na região…
Agora é lei: o Paraná tem o menor IPVA do Brasil. A nova alíquota do…