Paraná

Paraná alcança novo marco histórico com a inauguração da sua 161ª Procuradoria da Mulher

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná aumentou para 161 o número de municípios com órgãos instalados em todo o Estado que atuam em defesa das mulheres. Em seu primeiro mandato, a deputada estadual Cloara Pinheiro foi escolhida pela Comissão Executiva da Casa como Procuradora Especial da Mulher da Casa e reforça a importância de aumentar ainda mais esse número.

“Isso é resultado de um árduo trabalho realizado em conjunto com minha equipe. Estamos percorrendo os municípios do Paraná, destacando a importância desse órgão nas Câmaras Municipais. Quando assumi o cargo de Procuradora Especial da Mulher na Alep, contávamos com 113 Procuradorias. Hoje, somos 161, e a tendência é que esse número aumente ainda mais”, destaca Cloara Pinheiro.

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná expande sua rede, promovendo a proteção e o empoderamento das mulheres em todo o território estadual. As últimas cidades a implantarem a Procuradoria foram Piraquara e Itapejara D’Oeste. Com isso, o estado reafirma sua liderança nacional nesse importante movimento de defesa dos direitos femininos.

A Procuradoria Especial da Mulher (ProMu) da Assembleia é um órgão de defesa dos direitos femininos que trabalha, desde julho de 2019, como a representação do Poder Legislativo na Rede de Enfrentamento à Violência de Gênero, ao mesmo tempo que atua na defesa dos direitos adquiridos das paranaenses, na mediação para aprimoramento de políticas públicas existentes e na articulação para criação de novas políticas de proteção e empoderamento feminino.

Atendimentos

Desde sua criação, a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná prestou mais de 2 mil atendimentos, incluindo assistência às vítimas e orientações às procuradoras municipais e funcionárias. A Procuradoria está aberta, ainda, para receber denúncias de discriminação, cerceamento de direitos e violência contra a mulher, promovendo os encaminhamentos necessários em busca de soluções rápidas e eficazes junto a qualquer outro órgão e instituição, sejam públicos ou privados. A proximidade com as pessoas é o norte da ProMu, e o objetivo é estar presente em todos os 399 municípios do Paraná.

Fonte – Assembleia Legislativa do Paraná

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Acidente na BR-376 no Paraná deixa idoso em estado grave e causa interdição da rodovia

Um grave acidente foi registrado na tarde desta segunda-feira, por volta das 15h30, no km…

12 horas ago

Contran aprova resolução que acaba com a obrigatoriedade de autoescola para CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, nesta segunda-feira (1º), a resolução que muda o…

13 horas ago

Empresa de Reserva abre vaga para Auxiliar de Plataforma na recepção de leite

Uma empresa do Município está com oportunidade de emprego aberta para o cargo de Auxiliar…

13 horas ago

Patrulheiros da Sustentabilidade vão melhorar estradas rurais e conservar água e solo no Paraná

O Governo do Paraná lançou nesta segunda-feira (1º), no Teatro Guaíra, em Curitiba, o programa…

14 horas ago

Rede estadual do Paraná abre etapa final de matrículas para 2026

Com expectativa de atender cerca de 100 mil alunos, a Secretaria da Educação do Paraná…

15 horas ago

Agência do Trabalhador de Reserva anuncia vaga para auxiliar administrativo

A Agência do Trabalhador de Reserva divulgou a abertura de uma nova vaga de emprego…

17 horas ago