Polícia

Polícia monitora aeroportos para evitar que vereador reservense suspeito de assassinar sobrinho fuja do país

A polícia está monitorando aeroportos para evitar que José Odílio dos Santos (MDB), vereador de Reserva, fuja do país.

O homem é suspeito de assassinar o próprio sobrinho, Diorgenes Fernando Ferraz Lemes, de 24 anos, durante o velório de um familiar de ambos. De acordo com o delegado Silas Belém de Castro, o jovem foi assassinado após cobrar uma dívida de José Odílio.

Logo após o crime, que aconteceu em 5 de julho, o vereador fugiu com o irmão, Valdereis Sebastião Fernandes dos Santos. No dia seguinte, a Justiça expediu mandados de prisão preventiva contra ambos e, desde então, eles são considerados foragidos.

“Fizemos diligências em diversas localidades na zona rural de Reserva e Tibagi, onde Valdereis tem imóveis. Entretanto, eles não foram encontrados em nenhum desses locais. Valdereis é dono de um hortifruti em Tibagi, e funcionários relataram que ele teria ido na sexta (dia do crime) apenas fazer o pagamento dos funcionários”, explica o delegado Castro.

Segundo ele, a suspeita da polícia é que familiares ou amigos estejam escondendo os homens na zona rural de Reserva ou Tibagi, mas alertas foram enviados aos aeroportos para evitar uma fuga do país.

“Os aeroportos já têm conhecimento da ocorrência, evitando que os suspeitos fujam do país, já que o vereador tem um filho que mora nos Estados Unidos”, conta o delegado.

“Zé Odílio”, como é popularmente conhecido, ocupa o cargo de 1º secretário da Mesa Diretora de Reserva – que possui 11 vereadores no total. A cidade tem cerca de 24,5 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O suspeito está na terceira gestão como vereador e entre 2019 e 2020 chegou a presidir o Legislativo.

Em nota, na época do crime a Câmara Municipal disse que estava acompanhando o caso e reiterava o “compromisso com a transparência e a prestação de contas à população”.

“Diante da gravidade da situação, tão logo tenhamos maiores esclarecimentos das autoridades policiais tomaremos as medidas administrativas cabíveis ao fato”, complementou o texto.

O caso aconteceu por volta das 22h30 na zona rural de Reserva, na localidade de Erval de Cima.

Segundo o delegado Castro, o velório estava ocorrendo em um sítio particular. O sobrinho chegou antes e discutiu com o tio por telefone.

“A vítima estava sentada na frente da casa [do sítio] quando os autores, que eram tios da vítima, chegaram e o autor, José Odílio, munido de uma arma de fogo, disparou três vezes em direção a vítima. Os disparos, em tese, pegaram na cabeça da vítima”, detalha o delegado.
Na sequência, Zé Odílio e o irmão fugiram de carro, afirma.

“A motivação do crime seria uma transação financeira entre eles, causada pela venda de um trator que a vítima estava cobrando o autor. […] O autor não queria pagar a vítima”, conta o delegado.

Armas

O delegado Silas Belém de Castro afirma que o vereador possui duas armas registradas, mas, como a usada no crime não foi encontrada, não é possível confirmar se ela é uma delas, ou não.

O delegado também explica que o homem possui porte de arma, mas não posse – e, por isso, não poderia sair de casa armado.

Fonte – Com informações do Portal G1

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Acidente na BR-376 no Paraná deixa idoso em estado grave e causa interdição da rodovia

Um grave acidente foi registrado na tarde desta segunda-feira, por volta das 15h30, no km…

16 horas ago

Contran aprova resolução que acaba com a obrigatoriedade de autoescola para CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, nesta segunda-feira (1º), a resolução que muda o…

16 horas ago

Empresa de Reserva abre vaga para Auxiliar de Plataforma na recepção de leite

Uma empresa do Município está com oportunidade de emprego aberta para o cargo de Auxiliar…

17 horas ago

Patrulheiros da Sustentabilidade vão melhorar estradas rurais e conservar água e solo no Paraná

O Governo do Paraná lançou nesta segunda-feira (1º), no Teatro Guaíra, em Curitiba, o programa…

18 horas ago

Rede estadual do Paraná abre etapa final de matrículas para 2026

Com expectativa de atender cerca de 100 mil alunos, a Secretaria da Educação do Paraná…

19 horas ago

Agência do Trabalhador de Reserva anuncia vaga para auxiliar administrativo

A Agência do Trabalhador de Reserva divulgou a abertura de uma nova vaga de emprego…

21 horas ago