Paraná

Klabin investe em infraestrutura e tecnologia para combate a incêndios

Comprometida com a sustentabilidade, o desenvolvimento e a segurança das comunidades onde está presente, a Klabin investe permanentemente na prevenção a incêndios. Para atuar nesta frente, a Companhia conta com uma estrutura equipada com um avançado sistema de monitoramento de suas florestas, equipes treinadas para a rápida contenção de ocorrências, e com a disseminação de informações para conscientizar a população sobre os riscos e mostrar que a prevenção é o melhor caminho.

O trabalho de monitoramento conta com uma sala de comando e 18 câmeras, que registram imagens em tempo real, 24 horas por dia, com um alcance de até 40 quilômetros de distância. As câmeras são instaladas em torres de 60 e 65 metros de altura, o que possibilita o grande alcance da operação. O sistema funciona de modo prático e eficiente, com a rápida identificação de possíveis focos de incêndio. Assim que a ocorrência é identificada, uma equipe é prontamente encaminhada ao local. “Com o procedimento estabelecido, nós ajudamos a comunidade a combater incêndios florestais não só em propriedades da Companhia, mas também em áreas próximas, seja com o apoio de equipes próprias, como com suporte ao Corpo de Bombeiros e à Defesa Civil”, destacou Carlos Cesar Santos, coordenador de Proteção Patrimonial Florestal da Klabin.

Atualmente, cerca de 670 colaboradores, treinados para atuar na prevenção e controle de incêndios na região, trabalham diretamente no sistema de monitoramento florestal da Klabin. A estrutura conta com uma aeronave, com capacidade para carregar 450 litros de água, cinco caminhões semelhantes aos do Corpo de Bombeiros e 16 caminhões-pipa, sempre prontos para os chamados de urgência.

Em linha com as ações de conscientização da comunidade sobre prevenção a incêndios, a Klabin é signatária da campanha “Unidos na prevenção aos incêndios florestais – Somos guardiões da floresta”, lançada recentemente pela Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE), a fim de fortalecer a importância das ações coletivas para a conservação das florestas.

Sobre a Klabin

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 23 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,6 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Somente no Paraná, investiu mais de R$ 36 bilhões nos últimos 10 anos, e gera mais de 12 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais. A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da Companhia no estado compreende o total de 433 mil hectares, sendo 176 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para o Semeando Educação, “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Programa de Resíduos Sólidos, Programa Klabin Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação na carteira Global. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Fonte – Assessoria de Imprensa – Klabin / Imagem – Ilustrativa

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Reserva ganha nova loja de autopeças com linha leve e pesada

O município de Reserva passa a contar, a partir da próxima semana, com uma nova…

8 horas ago

Ana Castela confirma status de fenômeno diante de 228 mil pessoas no Verão Maior Paraná

Se existe uma receita para se tornar um fenômeno, a cantora Ana Castela parece ser…

11 horas ago

Dezembro derruba vagas de emprego em Reserva, mas município fecha 2025 com saldo positivo

Reserva encerrou dezembro com o pior desempenho do ano na geração de empregos formais e…

13 horas ago

Fevereiro segue com bandeira tarifária verde e sem cobrança extra na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…

16 horas ago

Prazo para adesão ao Simples Nacional acaba neste sábado

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…

16 horas ago

Carrapato e mosquito-palha: Saúde alerta para riscos e reforça cuidados

O mosquito-palha, responsável pela transmissão das leishmanioses, e o carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa,…

16 horas ago