A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou nesta terça (13), em Guaíra, um caminhão com 14 pneus (mais da metade da totalidade – 22) sem as mínimas condições de conservação, colocando em risco a segurança viária. O veículo estava carregado com 32 toneladas de gesso.
Conforme o vídeo abaixo, os pneus não oferecem segurança em condições normais de dirigibilidade e isso piora em condições adversas de clima, como na chuva.
O que mais chamou a atenção dos policiais é que este mesmo caminhão foi flagrado na data de ontem (12), com os mesmos 14 pneus sem condições. Na fiscalização, ele foi retido ao pátio por não atender às regras de segurança.
O motorista trocou os pneus, colocando pneus novos e, com isso, conseguiu retirar o caminhão do pátio. Hoje, colocou os mesmos pneus velhos e, novamente tentou cruzar a fronteira para instalar novos pneus, mas foi recolhido ao pátio mais uma vez.
Essa prática é muito utilizada nas regiões de fronteira, onde caminhões tentam ingressar no país vizinho para realizar a troca dos pneus, ou mesmo importar ilegalmente esses itens para serem comercializados no Brasil. Além de crime – contrabando -, atenta contra a indústria nacional, concorrendo ilegalmente.
Esses pneus não possuem a certificação do INMETRO e podem trazer riscos à condução, maiores ainda em se tratando de veículos de carga.
Assista ao vídeo com imagens fornecidas pela PRF:
A Sanepar informou em nota oficial, por volta das 12 horas deste sábado, dia 08,…
As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste…
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e os serviços de saúde atenderam, até…
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou como um tornado a…
No começo da tarde desta sexta-feira, dia 07, por volta das 13h00, na altura do…
A 1ª edição do Catálogo de Produtos da região será lançada de 4 a 7…