A Secretaria de Estado da Educação (Seed) divulgou nesta quinta-feira (15) o resultado oficial da terceira fase online das Olimpíadas de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná (Omap).
E a alegria para a educação reservense, é ter entre os classificados, um aluno do município de Reserva. Thiago Wesselovicz, aluno do Colégio Estadual Professora Helena Ronkoski Fioravante, está entre os 252 finalistas desta etapa, que estão classificados para a quarta e última fase da competição, que será presencial, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, de 30 de setembro a 2 de outubro.
Lá, além de serem selecionados os 150 medalhistas de ouro da competição em 2024, todos os classificados também poderão participar de um curso de imersão com uma equipe de medalhistas e treinadores de olimpíadas nacionais e internacionais de matemática. As despesas da viagem com transporte e estadia serão subsidiadas pelo Governo do Estado. Os campeões também garantem vaga na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBM), que acontece em outubro.
Outros reservenses fizeram bonito na Omap – 2024, mas infelizmente não avançaram de fase, são eles:
- Amanda Caetano Santos – Colégio Estadual Manoel Antonio Gomes – CEMAG
- Isabely Rodrigues Coimbra – Colégio Estadual Manoel Antonio Gomes – CEMAG
- Josiel de Oliveira – Colégio Estadual do Campo Professor João Lúcio de Almeida
- Júlia Faustin Semprebom Betim – Colégio Estadual Manoel Antonio Gomes – CEMAG
- Lucas Appendino Fernandes – Colégio Estadual Professora Helena Ronkoski Fioravante
- Pietro da Cruz Carneiro – Colégio Estadual Professora Helena Ronkoski Fioravante
- Pedro Henrique Trizote – Colégio Estadual Cívico-Militar Gregório Szeremeta
- João Paulo Sarafim da Cruz – Colégio Estadual do Campo Prefeito Albano Guimarães Martins
- Caroline Rengel Romagnoli – Colégio Estadual Professora Helena Ronkoski Fioravante
- Iago de Gois Miersva – Colégio Estadual Professora Helena Ronkoski Fioravante
O Portal Reserva News conversou com o aluno Thiago Wesselovicz, que nos contou da alegria pela classificação e comentou:
“Esse prêmio é meu, dos meus pais que me incentivaram desde pequeno, dos meus amigos que me ajudaram a me manter focado várias vezes, dos meus professores que me instruíram e outros que tiveram papel importante nessa minha conquista”
Thiago finalizou, com uma frase que gosta muito, “Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes”, a frase é de Newton, um matemático, físico, astrônomo, teólogo e autor inglês amplamente reconhecido como um dos cientistas mais influentes de todos os tempos e como uma figura-chave na Revolução Científica, e que agora é fonte de inspiração para o reservense, que concluiu: “Essa frase é de Newton, e eu acredito nisso mesmo”.
A Omap reuniu todos os alunos do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio da rede estadual que fizeram a Prova Paraná, no fim do mês de abril. Até o resultado final, os selecionados percorreram uma verdadeira maratona de estudos. De um total de 900 mil participantes, 180 mil passaram para a segunda fase, que aconteceu no mês de junho. Já para a etapa classificatória de Foz do Iguaçu, cerca de 9 mil alunos alcançaram a pontuação necessária. Eles fizeram as provas entre os dias 30 e 31 de julho.
Os estudantes que não se classificaram entre os melhores colocados, mas que lograram boas notas, também serão premiados com medalhas de prata e de bronze. As premiações vão acontecer nas escolas em eventos organizados pelos Núcleos Regionais de Educação (NREs).
O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, afirma que a Olimpíada foi concebida como forma de estimular o interesse pela Matemática entre os estudantes. “A Omap contribui para melhorar a proficiência dos alunos e aperfeiçoar a prática pedagógica, incentivando o interesse e a participação ativa dos estudantes na aplicação prática deste componente curricular tão essencial”, destaca.
OMAP – A Olimpíada é promovida com a finalidade de potencializar a aprendizagem relacionada ao componente, envolvendo unidades temáticas do currículo (geometría, álgebra, números, grandezas e medidas, probabilidade e estatística). Ela envolve estudantes de todo o Estado. Praticamente toda a rede estadual participa do concurso: quase um milhão de estudantes matriculados no ensino fundamental – anos finais (6º, 7º, 8º e 9º anos), e no ensino médio – 1ª, 2ª e 3ª séries, tanto do ensino regular quanto das escolas de tempo integral.
Fonte – Com informações da Agência Estadual de Notícias